Deputada Linda Brasil critica o cenário da Saúde após manifestações
SES diz que Estado trabalha pela possível renovação do contrato entre FHS e a pasta Cotidiano | Por F5 News 22/08/2023 19h40 |Com os protestos de funcionários da Fundação Hospitalar de Saúde e de médicos celetistas que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizados nesta terça-feira (22) em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna para fazer sua avaliação sobre o quadro do setor no estado.
Ela questionou os investimentos nos festejos juninos - "milhões de reais" -, em paralelo às incertezas quanto aos pagamentos dos salários de mais de 6 mil trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). "Isso é surreal e inaceitável”, disse a deputada.
Linda Brasil comentou ainda que já ouviu relatos de profissionais do setor, segundo os quais alguns estão adoecendo e abalados emocionalmente por medo de perderem seus empregos. "A população não pode ficar sem assistência à saúde e nem as servidoras e os servidores podem ficar sem os seus salários e suas famílias sem o pão de cada dia", disse.
F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), pedindo a posição da pasta sobre o assunto, e recebeu a nota que segue transcrita na íntegra.
"Como já é de conhecimento público existe uma decisão da Justiça Federal que pede o fim da relação contratual da SES com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e diante disso, a mesa de negociações é um espaço para conhecer as demandas dos servidores, compartilhar informações, discutir caminhos e trabalhar em conjunto para solucionar impasses.
O Estado está trabalhando para a possível renovação do contrato entre a FHS e a SES, com anuência dos órgãos de controle, visando a preservação dos vínculos trabalhistas e, posteriormente, viabilizar a construção do acordo coletivo e a discussão do reajuste salarial admitido pelo ordenamento jurídico, respeitadas as limitações orçamentárias e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Vale ressaltar que o Governo do Estado está empenhado em uma abordagem de entendimento coletivo e negociado, envolvendo os próprios servidores no processo, iniciativa essa que reflete o compromisso de estabelecer um diálogo transparente e inclusivo, com o fim de encontrar soluções que sejam equilibradas e atendam às necessidades de ambas as partes".





