Desfile Cívico encanta público e lota avenida
Grito dos Excluídos destaca exclusão social Cotidiano 07/09/2012 12h31 |Por Allana Andrade
Durante toda a manhã desta sexta-feira, 07, a Avenida Barão de Maruim esteve lotada. Pelas ruas, pessoas de todas as idades procuravam o melhor lugar para ver o desfile. Alguns trouxeram cadeiras, guarda-chuvas e chapéus para garantir o conforto, outras mantinham-se de pé aguardando a passagem dos grupos.
No palanque reservado aos políticos, o governador Marcelo Deda prestigiou o evento, que para ele é um momento de celebração também das pessoas que não são lembradas pela história.
“Devemos celebrar D. Pedro I, José Bonifácio, Frei Caneca e também todos aqueles a que os livros não fazem referência. Os heróis ocultos que, no dia-a-dia com seu trabalho, lutam com esperança e celebram a Independência do Brasil. Chegamos aos 190 anos com o Brasil sendo a sexta economia do mundo, um país que tirou 40 milhões de pessoas da pobreza e é respeitado no mundo”, afirmou.
O desfile encantou o público, principalmente pelo helicóptero que sobrevoou bem próximo. Floracir Silva chegou cedo e trouxe os filhos para ver o desfile. “Todo ano trago minha família toda, gostamos do desfile militar e do helicóptero”, disse.
Após a passagem dos militares, escolas públicas e particulares desfilaram com roupas coloridas e apresentações que chamaram a atenção. Logo após, o tradicional Grito dos Excluídos, reunindo diversos movimentos sociais e sociedade civil, destacou o que considera uma crescente exclusão social na sociedade brasileira. As bandas deram um show à parte e músicas como Asa Branca, Paparazzi e Brasileirinho dividiram espaço com o tradicional Hino da Independência.
“Acabei de chegar, mas está bom, muito melhor do que no ano passado”, avaliou Daiane Martins.
Apesar disso, críticas sobre a organização surgiram. “O desfile em si está bom, mas deveria ter um suporte melhor para as pessoas e a segurança também, caso ocorra alguma coisa”, disse Leonardo Valentim.


A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C

Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya