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Deso disponibiliza faturas referentes a serviços anteriores à transição para Iguá
Faturas lançadas a partir desta sexta-feira, 23, dizem respeito a serviços prestados antes de maio e estão disponíveis nos canais digitais e presenciais da Deso
Cotidiano | Por Agência Sergipe 24/05/2025 10h00 |
Tempo de leitura: 2 min 18 seg


A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) começou a disponibilizar nesta sexta-feira, 23, as faturas da competência do mês de maio de 2025, referentes a serviços prestados e pactuados com a estatal antes da transição operacional para a Iguá Saneamento, empresa concessionária dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário em Sergipe. A Iguá opera no estado desde o dia 1º de maio.

As cobranças da Deso abrangem parcelamentos, rateios condominiais, multas, juros e correções decorrentes de pagamentos em atraso, além de solicitações diretas dos clientes — como ligações, religações e transferências de titularidade. Todos os débitos são de responsabilidade da Deso e não têm relação com a operação da Iguá Sergipe.

De acordo com a Diretoria Comercial Financeira (DCF) da Deso, as faturas foram geradas respeitando o antigo cronograma de leitura por ciclo, mantendo os vencimentos padrão de cada cliente e considerando cadastros com débito automático. Em função de um atraso na emissão para a referência, algumas datas de vencimento foram ajustadas para assegurar o prazo mínimo de cinco dias entre a emissão e o vencimento, como determina o Manual de Serviços da companhia.

A assessora técnica da DCF, Daiza Sobral, reforça a facilidade de acesso aos documentos. “Os clientes poderão acessar nossa agência virtual no link e obter sua fatura na forma digital, como também buscar atendimento nas nossas lojas físicas, preparadas para melhor atendê-los”, explica.

Ela também chama atenção para as alternativas de regularização. “Dispomos ainda de canais abertos a negociações e revisões de dívidas, evitando assim a inscrição desse débito em órgãos de proteção ao crédito, a chamada negativação. Esses canais podem ser presenciais ou pelos telefones 79 3226-1100 ou 79 4020-0195”, detalha.

As faturas já estão disponíveis na Agência Virtual da Deso e nas unidades presenciais de atendimento em Aracaju e no interior do estado.

Para evitar dúvidas, todas as contas de maio contêm o seguinte aviso:
“Informamos que as cobranças neste documento referem-se a serviços prestados pela Deso antes de 01/05/2025, acordados com o cliente, e que não têm relação com os serviços de água e esgoto, agora sob responsabilidade da Iguá.”

Transparência

Com a nova configuração, a Deso mantém responsabilidade sobre compromissos firmados até 30 de abril. A Iguá Sergipe passou a operar os serviços ativos a partir de 1º de maio em 74 municípios sergipanos. 

Débitos relacionados a serviços anteriores à concessão permanecem sob a gestão da Deso até serem integralmente quitados; as novas faturas referentes ao consumo de água e esgoto, com leitura a partir de maio, passam a ser geradas pela Iguá Sergipe.

Com a medida, a Deso reforça seu compromisso com a continuidade dos serviços, a regularidade no atendimento ao cliente e a responsabilidade fiscal em um novo cenário de gestão compartilhada do saneamento básico em Sergipe.

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