Detentos recebem saída temporária e não voltam para prisão
17 elementos fugiram após sair do presídio de Areia Branca Cotidiano 13/04/2012 10h45 |Por Márcio Rocha
A concessão do benefício de saída temporária em datas comemorativas é dada aos presos que estão no regime semiaberto de prisão que tem ficha limpa dentro da cadeia. O benefício leva em conta o bom comportamento do preso, a sua pena cumprida em no mínimo um sexto de tempo completado, o fato de trabalhar para ajudar a manter o presídio em ordem, entre outros fatores.
Os presos que vão para suas casas nos feriados habitualmente passam entre quatro e dez dias com os familiares, a depender da época. No período de páscoa, 72 presos foram beneficiados com a saída temporária da prisão, por um período de quatro dias. Apenas os internos do presídio de Areia Branca receberam a saída na páscoa.
Entretanto, o benefício também pode gerar problemas. Dos 72 detentos que saíram para passar a páscoa com suas famílias, 17 elementos não voltaram para o presídio no dia previsto, a última terça-feira (10), sendo considerados foragidos da justiça.
Os detentos que não voltaram podem ter fugido do estado, ou voltaram a praticar crimes. Casos de prisões de detentos que receberam a saída temporária são comuns. As buscas pelos foragidos estão sendo realizadas pela polícia, que foi acionada para realizar a captura.
A respeito da possibilidade de o preso aproveitar o indulto para não mais voltar à cadeia, Marcelo Vítor, representante do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), disse que o índice da chamada ausência de retorno é muito baixa, não chegando à casa dos 3% dos detentos liberados.


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental