Dez municípios sergipanos têm alto índice de infestação do Aedes aegypti
Enquanto outros 48 municípios estão em situação de médio risco e 17 de baixo risco Cotidiano | Por F5 News 27/05/2024 16h40 - Atualizado em 27/05/2024 18h39 |A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (27) o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. O estudo revelou que dez municípios de Sergipe apresentam um alto índice de infestação do mosquito, enquanto outros 48 municípios estão em situação de médio risco e 17 de baixo risco.
O levantamento, que visa medir a presença do vetor nas áreas pesquisadas, utiliza uma escala onde um índice satisfatório varia de 0 a 0,9; médio risco de 1,0 a 3,9; e alto risco acima de 4,0. Os municípios com os maiores índices de infestação são Simão Dias (6,9), Itabaiana (6,8), Santa Luzia do Itanhy (6,1), Japoatã (5,7), Barra dos Coqueiros (5,1), Nossa Senhora da Glória (5,1), Nossa Senhora das Dores (4,5), Rosário do Catete (4,2), Areia Branca (4,1) e Muribeca (4,0).
De acordo com a SES, as pessoas infectadas pelo Aedes aegypti podem apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em casos de sintomas mais específicos, é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para uma avaliação médica.
A automedicação é desaconselhada, especialmente o uso de anti-inflamatórios e medicamentos que contêm ácido acetil salicílico, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações em pessoas com dengue.
A SES também enfatiza a importância de continuar com as medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti. Entre as ações recomendadas estão: retirar o lixo acumulado dos quintais, observar e eliminar recipientes com água parada que podem servir de criadouro para o mosquito, e limpar as calhas do telhado regularmente.





