DHPP detalha prisão de três acusados de homicídios na capital
Entre eles, está autor do assassinato da costureira Valderez Cotidiano 16/08/2012 13h30 |Por Míriam Donald
A prisão de três acusados de homicídio - entre eles, o autor do assassinato que vitimou a costureira Valderez Freitas no dia 5 de julho no Conjunto Jardim Centenário, município de Nossa Senhora do Socorro - foi detalhada na manhã desta quinta-feira (16) no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na madrugada do dia 09 deste mês, ocorreu a primeira prisão. O soteropolitano Luã Henrique da Silva Costa, de 21 anos, foi preso em flagrante acusado de ter assassinado a moradora de rua Claudenice Freitas Almeida. Ele confessou a autoria do crime. Segundo a delegada responsável pelo caso, Tereza Simony, Luã alegou que, após beber com a vítima em um bar localizado no conjunto Augusto Franco, teve relações sexuais com ela em via pública. Após o ato, tentou pegar o dinheiro em seu bolso e por causa disso uma discussão foi iniciada.
Luã tentou estrangulá-la, depois pegou um pedaço de pau e desferiu vários golpes até matá-la. Como as equipes do DHPP e da 4ª DM efetuaram diligências na região, acabaram localizando e efetuando a prisão de Luã quando ele saia de um salão de beleza, pois tinha acabado de raspar o cabelo para fugir do local.
Na mesma data, a segunda prisão foi registrada no bairro Tijuquinha, município de São Cristóvão, onde o acusado Luiz Messias Aranha, conhecido como Luizinho, já era investigado por um homicídio ocorrido no dia 08 de outubro de 2011, em um terreno baldio do Centro Administrativo Augusto Franco, bairro Capucho. Luiz afirmou ter efetuado cinco disparos de arma de fogo na vítima e em seguida ainda jogou uma pedra em sua cabeça.
Com mandato de prisão preventiva decretada pela Comarca da cidade de Rosário do Catete por ter matado um rapaz em uma seresta, o investigado também confessou ter discutido com a vítima 15 dias antes do fato e que, por isso, cometeu o assassinato. Ele é irmão do autor de um homicídio ocorrido em frente ao supermercado Atacadão, onde a vítima acabou sendo atropelada na tentativa de fuga, vindo a morrer.
Já Urcani Santos Pires (foto ao lado), de 41 anos, preso no dia 07 de agosto por mandado de prisão temporária decretada pela Comarca de Nossa Senhora do Socorro, foi apontado como o homicida da costureira Valderez Freitas. Após uma perseguição por parte de um desafeto, ele invadiu a casa da vítima impedindo-a de sair. "Ele usou-a como escudo enquanto desafetos atiravam contra ele”, diz a delegada Tereza. Baleada, Valderez foi levada ao Hospital de Urgência de Sergipe, mas não resistiu aos ferimentos.
Urcani vinha sendo investigado pela 7ª Delegacia Metropolitana pela prática de latrocínio, que teve como vítima Jabes Alves Silva no dia 13 de maio deste ano.


Certame propõe reflexão sobre os 35 anos do ECA e incentiva criatividade juvenil

Processo seletivo oferecerá vagas de níveis básico, médio e superior, incluindo engenharia, e visa reforçar a atuação do DER no estado

IV edição da feira em Canindé de São Francisco conta com 95 projetos de 15 cidades, valorizando o bioma e o contexto local

Documento é obrigatório para garantir o recebimento do seguro-defeso em 2026

Zezinho Sobral apresenta avanços, parcerias e boas práticas da educação pública