Feconart reúne estudantes do sertão em maior edição de projetos científicos
IV edição da feira em Canindé de São Francisco conta com 95 projetos de 15 cidades, valorizando o bioma e o contexto local Cotidiano | Por F5 News 18/09/2025 15h24 |A Feira de Conhecimento e Arte (Feconart), acontece todos os anos no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco (SE), desde 2022, com o objetivo de crianças e adolescentes do sertão sergipano criar experiências e vivências que vão moldá-los para a vida acadêmica..
O F5 News conversou com a professora de química Lark Soany Santos, coordenadora e uma das idealizadoras da feira. Ela explica que a iniciativa surgiu em 2022 diante da necessidade de incluir todos os alunos na pesquisa local, visto que outras feiras se encontravam em lugares mais distantes, o que impedia a presença de todos os estudantes.
“A gente decidiu levar essa experiência para nossa escola, para o chão da escola, para Canindé (SE), para que todos os alunos pudessem experienciar essa participação em feiras, o desenvolvimento de projetos científicos”, afirma ao portal.
Em sua primeira edição, a feira recebeu trabalhos produzidos por alunos do ensino médio e fundamental do próprio município, mas com o passar do tempo foi alcançando cidades da região, de outros estados e atualmente alcança escolas de todo o país neste ano com a IV programação.
“Foi a edição que teve mais de 150 inscrições. Foram 120 projetos selecionados, foram mais de 15 cidades diferentes selecionadas. E hoje nós temos aqui na quadra 95 projetos, apresentando a maior edição de projetos de bancada que nós temos. E nós temos diversas cidades e diversas escolas, tanto da rede particular, pública, estadual e municipal”, descreveu a professora.
Muito além de experimentos, a iniciativa visa inserir os estudantes ao seu contexto local, de sua região, de sua terra, de seu lar que possui características muitas vezes esquecidas, mas importantes.
“A gente sempre prioriza que os trabalhos enxerguem o nosso meio, o meio que cada um está inserido, que enxerguem o nosso sertão, que enxerguem o nosso Sergipe e que, a partir disso, eles busquem soluções com tudo aquilo que nós temos, valorizando sempre o nosso bioma, o nosso ecossistema para que a gente possa explorar e potencializar a nossa biodiversidade”, pontuou Lark Soany.
A Feconart está sendo realizada na quadra do no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto até esta sexta-feira (19) com programação de exposições dos trabalhos produzidos e a premiação final.





