Dia do consumidor: Procon/SE já recebeu mais reclamações que em 2011
Cotidiano 15/03/2012 19h31 |Por Adriana Meneses
O 15 de março é Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. O Código que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, com o objetivo de evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo, entrou em vigor no ano de 1991 e, após 21 anos de existência, dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SE) apontam que a população está mais ciente dos seus direitos.
Segundo dados do Procon/SE, no período de janeiro a março de 2011, o órgão recebeu aproximadamente 3,5 mil reclamações; já no mesmo período de 2012, foram contabilizadas mais de 8 mil queixas, onde os principais denunciados são as operadoras de telefonia, seguidas dos fabricantes de telefones celulares e operadoras de cartões de crédito.
Para a diretora do Procon/SE, Gilza Brito, a população está mais atenta aos seus direitos de consumidores. Ela destaca também o papel da imprensa nessa conscientização. “A imprensa, em parceria com o Procon, tem feito um trabalho maravilhoso, pois através de reportagens as pessoas ficam mais esclarecidas e se sentem seguras para fazer as suas reclamações”.


Ovos cozidos perfeitos exigem a técnica certa — e um dos truques tem a ver com a adição de sal na água. Confira detalhes

Duas mulheres são presas no Santos Dumont suspeitas de tráfico e posse ilegal de munições

Crime ocorreu durante festa em Monte Alegre; vítima foi hospitalizada em Aracaju

Evento é uma das principais feiras agropecuárias do estado de Sergipe

Interrupção temporária ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro em alguns postos de Aracaju, Socorro e São Cristóvão