Discussão do plano de carreira da saúde começa efetivamente
Cotidiano 11/09/2012 13h45 |Por Elisângela Valença
Sindicatos das categorias de saúde se reuniram na manhã de hoje com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior. Em pauta, a construção do plano de carreira dos trabalhadores da saúde pública. Estiveram representados o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde no Estado de Sergipe (Sintasa), Sindicato Estadual dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Sergipe (Sinodonto) e Sindicato de Psicologia do Estado de Sergipe (SINPSI/SE).
Segundo João Augusto Alves de Oliveira, presidente do Sindimed, a reunião foi positiva. “Apesar da demora, já que deveria ter acontecido em agosto, foi muito bom porque já começamos a trabalhar efetivamente na construção do plano de carreira”, disse.
Na reunião, foram criadas duas frentes de trabalho com os participantes. Uma vai revisar, discutir e ajustar o projeto de Lei, que iniciou os trabalhos assim que a reunião terminou. A segunda frente vai trabalhar em cima das equivalências de funções do plano de carreira, pois há funções que já não existem, não há mais regulamentação nas entidades de classe ou ganharam nova nomenclatura.
“Tudo isto que está acontecendo é resultado da luta da classe trabalhadora, que provocou esta demanda”, avalia o presidente do Sintasa, Augusto Couto. “Vamos trabalhar também para incluir já nesta discussão funções operacionais, que são outras categorias que trabalham na área de saúde, como motoristas, vigilantes, entre outras”, acrescentou.
“Temos tido diálogos francos e facilitados porque os sindicatos têm clareza da boa intenção do Governo de construir um novo plano de carreira para a saúde. Esperamos, com isso, melhorar o atendimento de saúde para a população”, disse o secretário Oliveira Júnior.
A expectativa é que estas atividades sejam concluídas em três semanas, quando haverá nova reunião para finalização e aprovação entre as categorias.


Museus sergipanos promovem atividades gratuitas que unem patrimônio cultural e consciência ambiental

A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C