Duplicação da Ponte Godofredo Diniz avança e entra em nova fase em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Trânsito
Duplicação da Ponte Godofredo Diniz avança e entra em nova fase em Aracaju
Obra de R$ 44,6 milhões deve desafogar o trânsito entre Coroa do Meio e Atalaia com nova estrutura, ciclovia e melhorias na mobilidade urbana
Cotidiano | Por F5 News 07/11/2025 15h16 |


A obra de duplicação da Ponte Godofredo Diniz, executada pela Prefeitura de Aracaju entrará em uma nova fase a partir do dia 17 de novembro. Nesta etapa, será iniciada a cravação das estacas metálicas no leito do rio, seguida do encamisamento, armação e concretagem das estruturas. A gestão municipal divulgou a informação nesta sexta-feira (7).

Segundo a administração municipal, a nova fase tornará o trabalho mais visível à população, permitindo observar o avanço físico da construção. O projeto faz parte das ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana e à redução dos congestionamentos em uma das áreas mais movimentadas da capital.

Com investimento de R$ 44,6 milhões, a duplicação tem como objetivo melhorar a trafegabilidade local e garantir maior fluidez ao trânsito entre os bairros Coroa do Meio e Atalaia. A obra responde ao aumento da frota de veículos em Aracaju e à necessidade de ampliar a capacidade da ponte atual, que já não comporta o volume de tráfego, principalmente nos horários de pico.

O projeto prevê a construção de uma nova ponte paralela à existente, com 160 metros de extensão. A estrutura contará com três faixas de rolamento de seis metros cada, ciclovia, duas passarelas para pedestres, guarda-corpos, pavimentação asfáltica de alta durabilidade, acessibilidade plena e iluminação em LED.

Com a duplicação, a capacidade de tráfego será duplicada, o que deve proporcionar circulação mais ágil e segura na região. As obras incluem ainda terraplenagem e pavimentação dos acessos, criação de faixa adicional até a avenida Francisco Porto, ampliação do sistema de drenagem, recuperação do calçadão e reforço da sinalização viária.

De acordo com a Emurb, serão utilizadas mais de 3 mil toneladas de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) e cerca de 3 mil metros cúbicos de concreto. O projeto também contempla a construção de um muro de gabião para contenção e proteção das encostas, além da substituição do solo mole por material arenoso, medida que visa aumentar a estabilidade da estrutura.

Em relação ao impacto ambiental, a Prefeitura informou que haverá supressão mínima da área de mangue, inferior à prevista inicialmente, e que as ações de compensação ambiental estão em andamento, conforme o planejamento estabelecido.

A obra faz parte do conjunto de intervenções voltadas à modernização da infraestrutura urbana de Aracaju, com foco na mobilidade, segurança viária e sustentabilidade.

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