Economista sergipano recebe medalha da Ordem do Mérito Aperipê
Cotidiano 13/08/2012 15h51 |Por Fernanda Araujo
Economista, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP) e da Universidade de São Paulo (USP), Otaviano Canuto é um dos mais destacados nomes do Banco Mundial. Em solenidade no auditório do Hotel Aquarios nesta segunda-feira (13), Canuto foi condecorado simbolicamente com a medalha do mérito Aperipê ‘Grã-Cruz’ pelo governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT).
“Doutor Otaviano Canuto é um sergipano ilustre que orgulha a todos nós, um economista destacado. Contribuiu com o seu trabalho para uma ação muito eficaz nos países em desenvolvimento, sobretudo em políticas públicas financiadas pelo banco para combater a pobreza e para viabilizar o desenvolvimento econômico.”, disse Deda.
“Eu acho que é um dia de compartilhar alegrias, de compartilhar esperanças e principalmente de compartilhar o prazer de ser sergipano”, comemora Canuto.
Mesmo a medalha sendo simbólica, Marcelo Deda aproveitou o Dia do Economista para homenageá-lo. “Sergipe quer homenagear um dos economistas mais talentosos da terra. Nada mais representativo dessa categoria do que a figura de Otaviano Canuto. Pela lei, ele só poderia receber título de comendador, mas como não impõe limites para concessão de galardão, ele vai receber o primeiro título de um galardão ‘virtual’”, disse o governador.
Logo em seguida à solenidade, Otaviano Canuto prosseguiu com a palestra sobre a erradicação da pobreza e a inclusão social, além de detalhar alguns programas do Banco Mundial e formas de capacitação dos recursos. À noite, Canuto fará palestra no auditório do Sebrae.
“O Estado de Sergipe é parceiro do Banco Mundial há muitos anos. É uma das principais agências de financiamento e investimentos públicos. Canuto tem sido uma figura importante porque ele tem um conhecimento muito detalhado da economia brasileira. A sua experiência de Brasil ajuda ao banco a estabelecer algo definido das suas políticas aqui no país, como crédito para investirmos na infraestrutura”, afirma Deda.
Otaviano Canuto (foto ao lado) é natural de São Paulo, mas é filho de sergipanos. Viveu toda a sua adolescência em Sergipe, foi aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense e se graduou em economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trabalhou na equipe do presidente Lula (PT) no seu primeiro mandato e hoje é um dos vice-presidentes do Banco Mundial. Tem em seu currículo uma extensa produção acadêmica sobre economia.
Foto: Fernanda Araujo


Encontro acontece nesta sexta-feira (19) e abordará aspectos jurídicos, econômicos e comunitários diante de disputa territorial com São Cristóvão

Evento acontece neste fim de semana no Shopping Jardins, em Aracaju (SE)

Operação no bairro América apreendeu entorpecentes, dinheiro trocado e materiais usados no tráfico

Segundo o Sindimed/SE, a Organização Social Irmandade Boituva apresentou irregularidades na contratação de médicos

Estruturas automatizadas prometem higiene rápida, economia de água e uso sustentável no espaço público