Eleições 2012: Polícia Federal apresenta plano de operação
Sessenta e quatro agentes atuarão exclusivamente em três municípios Cotidiano 04/10/2012 17h45 |Por Míriam Donald
Para atuar no suporte à população sergipana durante as Eleições Municipais 2012, a Polícia Federal (PF) conta com 64 policiais que trabalham exclusivamente para as ações da Polícia Judiciária Eleitoral atendendo às requisições do Ministério Público Eleitoral com denúncias levadas sobre crimes e as próprias investigações. Para detalhar o trabalho dados agentes federais, o delegado coordenador, Carlos César Pereira Melo (foto), concedeu entrevista coletiva na sede da Polícia Federal nesta quinta-feira (04).
De acordo com o delegado, na sexta-feira (05), equipes começarão a ser deslocadas para os municípios de Capela, Itabaiana e Lagarto, permanecendo nos locais até o término da apuração. Em Aracaju e na Barra dos Coqueiros também haverá policiais atuando de maneira fixa, além de trabalhar em regime de sobreaviso.
“Nossa atribuição, de acordo com a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seria nas cidades nas quais temos órgão, mas por um acordo com a Justiça Eleitoral iremos fixar as bases em Capela, Itabaiana e Lagarto além da capital e Barra dos Coqueiros", explicou.
Para reforçar e facilitar a operação, nove unidades móveis serão disponibilizadas. Sobre as denúncias, o delegado esclarece que elas podem ser feitas para qualquer representante do Estado, ou seja, a Polícia Civil, a Polícia Militar, Ministério Público Eleitoral, Ministério Público Federal e ao Judiciário Eleitoral e assim serão encaminhadas para quem tem atribuição para resolver. Nas cidades em que os federais estiverem em operação, serão os responsáveis pela atribuição, não excluindo a atuação do judiciário.
Questionado sobre a escolha das equipes nos três municípios citados, o delegado César afirma que é realizado um estudo estatístico, por intermédio do qual eles verificam como se encontra o acirramento políticos nas localidades. “Em razão de o nosso efetivo ser pequeno, só conseguimos colocar equipes em três cidades e na capital, que engloba a Barra dos Coqueiros. Capela foi escolhida porque o acirramento político está intenso, inclusive crimes aconteceram recentemente. Já Lagarto eu considero o acirramento político mais forte e Itabaiana, pela importância da cidade e também há acirramento”, diz.
Mandados de prisão
Mesmo nenhuma pessoa sendo flagrada em crimes eleitorais no estado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Canindé do São Francisco, expedidos pelo juiz eleitoral.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo