Em Aracaju, apenas 32% das doses de vacina contra a dengue foram aplicadas
A vacinação contra dengue está disponível em 16 Unidades de Saúde da Família Cotidiano | Por F5 News 27/05/2024 17h29 |Aracaju está enfrentando um período intenso de chuvas e calor, condições que favorecem o rápido desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Em resposta a essa situação, a Prefeitura está destacando a importância da imunização contra a dengue. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha de vacinação começou no dia 2 deste mês, com a capital sergipana recebendo um total de 9.833 doses da vacina. Até o momento, apenas 32,2% desse total foi aplicado, evidenciando a necessidade de que pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes para se protegerem contra a doença.
O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses. Segundo o Ministério da Saúde, para a aplicação da segunda dose (D2), as vacinas serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de três meses. Caso a criança tenha recebido a primeira dose (D1) e contraído dengue, é necessário acrescentar 30 dias ao intervalo antes de receber a D2.
Se a criança ainda não iniciou o esquema de vacinação e contraiu dengue, deve-se aguardar seis meses antes de tomar a D1. É importante lembrar que a vacina contra a dengue não deve ser administrada junto com outras vacinas.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju, que, no caso das crianças, deve estar em nome do adulto responsável.
A vacinação contra dengue está disponível em 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju, com os seguintes horários de atendimento:
- Das 8h às 18h30: Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Manoel de Souza (Sol Nascente), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Augusto Franco (Farolândia), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Edézio Vieira (Siqueira Campos), José Calumby (Jardim Centenário), Francisco Fonseca (18 do Forte), Cândida Alves (Santo Antônio), José Machado de Souza (Santos Dumont) e Dona Jovem (Bairro Industrial)
- Das 8h às 16h30: Santa Terezinha (Robalo), Osvaldo Leite (Santa Maria) e Anália Pina (Almirante Tamandaré).
- Das 8h às 16h: José Augusto Barreto (Japãozinho).
- Das 8h às 15h30: Celso Daniel (Santa Maria).
Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.





