Em greve, professores da UFS realizam ato público no centro de Aracaju
Proposta do governo também foi rejeitada em Sergipe Cotidiano 27/07/2012 16h09 |Por Fernanda Araujo
Os professores da Universidade Federal de Sergipe, (UFS) realizam, na tarde desta sexta-feira (27), um ato público de panfletagem no calçadão da Rua João Pessoa com a Rua de Geru, centro. A manifestação é uma resposta dos docentes sergipanos, que rejeitaram a nova proposta do Governo Federal: reajuste salarial de 25% a 40%, durante a assembleia geral que ocorreu na manhã de hoje.
Segundo a assessoria de comunicação da Associação de Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), a greve continua. A decisão seguiu a orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que rejeitou também a proposta da semana passada, o reajuste que variava de 12% a 45%.
De acordo com a assessoria, a Adufs e o Comando Local de Greve (CLG) acreditam que a nova proposta diminui a autonomia da universidade e mantém a desestruturação da carreira. “Não há variações regulares entre os níveis de carreira, ao contrário de nossa proposta de equilibrá-los. A retribuição por titulação não foi incorporada ao vencimento básico e o reajuste continua sem contemplar as perdas inflacionárias até 2015. Nós lutamos para que a carreira do professor seja atrativa para quem está fora e recompensatória para quem vai se aposentar”, explica o presidente da Adufs, Antônio Campos.
Enquanto isso, os sindicatos nacionais se reúnem em todo o país até o dia 30 de julho em assembleias, para decidir se vão aceitar ou não os termos do governo e para apresentarem no dia 1º de agosto uma contraproposta a partir de manifestações da categoria. A reunião será em Brasília (DF), entre o Ministério do Planejamento e a categoria.
Com informações da assessoria de comunicação
Matérias relacionadas
Ano letivo nas universidades deverá ir até o início de 2013
Adufs realiza assembleia geral com professores universitários
Sindicatos de professores federais recusam nova proposta do Governo


Acidente na SE-368 ocorreu no trevo de acesso ao povoado Convento

Corpo de Bombeiros controlou as chamas e síndico recebeu atendimento no local

Medida abrange 85 mil m² e viabiliza obras viárias e melhorias na mobilidade urbana

Um possívem desentendimento teria causado a atitude que gerou a morte da vítima

Polícia Civil e Militar cumprem mandados em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe