Emília Corrêa sobre a crise do lixo: "Aracaju não pode ser refém de empresa que não cumpre com sua parte"
Gestora usou as redes sociais para se pronunciar sobre os problemas no serviço de coleta e disse que está cobrando providências Cotidiano | Por F5 News 14/05/2025 09h28 - Atualizado em 14/05/2025 10h42 |Emília Corrêa, prefeita de Aracaju, usou as redes sociais para se pronunciar na noite desta terça-feira (14) sobre a crise do serviço de coleta de lixo na cidade. O problema afeta vários bairros da capital, com o lixo se acumulando nas portas das residências.
A gestora disse que se reuniu esta semana com a equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para entender a situação e acelerar a solução. “Estou acompanhando tudo de perto e cobrando providências”, assegurou.
Segundo Emília, cerca de 60% da cidade está com a coleta normalizada. A previsão é que até a próxima sexta-feira (16), toda a operação volte ao normal. “Para minimizar os danos, a Emsurb redesenhou o cronograma e reforçou a coleta em áreas mais afetadas, como as zonas Sul e Norte”, assegurou.
A prefeita explicou que a Renova, responsável pela coleta do lixo, alegou que cinco caminhões estavam retidos por vistoria técnica da Adema. Contudo, eles informaram que os veículos seriam liberados nesta quarta-feira (14) e que as rotas seriam retomadas imediatamente.
Ainda segundo a gestora, a crise não foi provocada por atrasos nos pagamentos pelo Município. “Já foram repassados mais de R$ 8,4 milhões à empresa pelos serviços prestados entre fevereiro e abril”, afirmou.
Diante dos problemas, a Renova já teria sido notificada pela Prefeitura mais de dez vezes por falhas no serviço. A Emsurb teria aberto um processo administrativo para apurar responsabilidades e aplicar as sanções cabíveis.
“Digo e repito: não aceito descaso com o povo. Aracaju não pode ser refém de empresa que não cumpre com sua parte. E vou até o fim pra garantir que os serviços públicos sejam prestados com respeito e dignidade”, concluiu Emília.





