Encontro Cultural de Laranjeiras estaria perdendo o foco
Bailarina afirma que artistas da cultura de massa o descaracterizam Cotidiano 11/01/2013 21h30 |Por Adriana Meneses
Desde a última segunda-feira (07) que o Município de Laranjeiras iniciou a 38ª edição do seu Encontro Cultural. O evento reúne durante uma semana mais de cem grupos folclóricos, exposições fotográficas, oficinas de artes e tantas outras atrações, além dos grandes shows com artistas do cenário nacional, fato esse que vem incomodando os intelectuais e defensores da cultura de raiz.
Esse é o caso da bailarina Natiane Santana, graduada em Dança pela Universidade Federal de Sergipe, que se diz inconformada com os rumos que o Encontro Cultural de Laranjeiras vem tomando com o passar dos anos. Para ela, o verdadeiro foco do evento, que seria debater e divulgar a cultura sergipana, está sendo desviado com a apresentação de artistas e bandas destinadas unicamente ao entretenimento.
Natiane afirma que não está existindo uma preocupação dos governantes municipais com o avanço cultural do evento. A preocupação seria apenas com as atrações da cultura de massa, que levam milhares de pessoas durante a noite para o município. “Nos eventos que acontecem no período da manhã é fácil observar apenas a presença de pesquisadores, estudantes e antropólogos que vêm à cidade justamente em busca da cultura. À noite, a cidade fica lotada de pessoas que vão buscar os artistas de massa. Isso tira o foco do Encontro Cultural. Acho que essas atrações de massa podem ser apresentadas em outros momentos festivos da cidade”, disse.
F5 News procurou o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, para saber sua opinião sobre a crítica da bailarina Natiane. Ele rebate o cenário de desvio de foco do Encontro Cultural de Laranjeiras afirmando que existe toda uma estrutura montada exclusivamente para atender ao público que participa do evento, sejam os grupos folclóricos, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral, com todo cuidado para que a verdadeira cultura de raiz seja explanada e propagada por muito tempo.
Irineu disse ainda que também não concorda com a presença dos artistas da cultura de massa no evento, mas é um fato que acontece há muitos anos. Ele antecipou que a gestão atual do Município está avaliando uma possível modificação dessas atrações para outras datas comemorativas, porém tudo depende de um projeto que seja feito junto com a comunidade local.
Foto: divulgação


Ação acontece nesta terça-feira (23), das 15h às 19h, mediante cadastro no aplicativo do shopping

Denúncias anônimas ajudaram a polícia identificar a mulher, que foi presa em flagrante

Merianne Silva gravou vídeo tratando um mero, espécie cuja pesca é proibida no Brasil desde 2002

Suspeito tem ao menos seis passagens pela polícia, sendo uma delas por violência doméstica

Fatura traz diversas informações que ajudam no controle do consumo