Museu da Gente Sergipana realiza programação alusiva à 19ª Primavera dos Museus
Programação tem início nesta terça, 23, e irá refletir sobre o tema ‘Museus e Mudanças Climáticas’ com diversas ações Entretenimento | Por Agência Sergipe 22/09/2025 13h35 |A partir desta terça-feira, 23, o Museu da Gente Sergipana realizará uma programação alusiva à 19ª Primavera dos Museus com o tema ‘Museus e Mudanças Climáticas’. Esse ano, o objetivo é reforçar o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente a esse que é um dos maiores desafios do nosso tempo.
Até o dia 26 de setembro acontecerá a mediação e o jogo educativo intitulados ‘Você e o museu atentos às mudanças climáticas’. Tais ações buscam despertar a consciência sobre a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural material, imaterial e natural, incentivando o senso de pertencimento. Uma variedade de horários garantirá a participação de instituições de ensino agendadas (9h e 14h) e do público espontâneo (10h, 11h e 14h30). A faixa etária para participar do jogo de tabuleiro é a partir de 12 anos.
Na quinta-feira, 25, acontece a Oficina ‘Lambe-lambe em defesa do macaco Guigó’, com a arte-educadora Mirella Souza, das 14h às 16h, no auditório e no estacionamento do museu. A atividade, que faz parte da segunda edição do projeto ‘Museu é Rua’, é voltada para instituições de ensino agendadas e público espontâneo, com idade a partir dos 15 anos. Ela utilizará a arte urbana para sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação das unidades de conservação ambiental de Sergipe e de suas espécies, tendo o macaco Guigó como protagonista. Para participar, os visitantes espontâneos devem efetuar a inscrição no local.
O projeto ‘Museu é Rua’ seguirá com atividades na sexta, 26, das 17h às 19h, no Auditório do Museu, sujeito à lotação. A programação deste dia incluirá o lançamento do vídeopoesia ‘Aracaju em Poesia: A Vida às Margens do Rio Sergipe’, de autoria de Anne Souza; recital de poesias, com Belle Figueiredo, Negratcha e Priscila Neres; e roda de conversa e apresentação musical, com Yala Souza. A programação tem faixa etária livre e é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo (Funcaju).
Toda a programação é gratuita. Mais informações podem ser consultadas nas redes oficiais do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial) e do Instituto Banese (@institutobanese).





