Encontro Estadual de Quilombola será aberto na tarde desta sexta-feira
Evento reunirá mais de 600 participantes no Centro de Criatividade Cotidiano 27/07/2012 09h26 |Por Sílvio Oliveira
“Democratização do Dinheiro para promover Educação, Desenvolvimento e Igualdade” é o tema do IV Encontro Estadual de Quilombolas de Sergipe, que será aberto nesta sexta-feira (27), às 15h30, no Centro de Criatividade, no bairro Cirurgia, em Aracaju (SE). O evento prossegue até este sábado (28) e tem o objetivo de discutir o financiamento da educação de qualidade, de moradia digna e saúde direcionada para a população negra.
Na programação do evento, 16 personalidades da comunicação, da política, do Movimento Negro, de órgãos públicos e profissionais liberais serão homenageados. Haverá também apresentações culturais, mesa redonda, exposições de fotos e conferências.
Segundo Luiz Augusto Bomfim, presidente do IV Encontro, o evento reafirma a luta do Movimento de Direitos Humanos Negro para que a comunidade tenha uma vida melhor, já que, segundo ele, não é admissível em pleno século XXI ainda existir pessoas vivendo em casas de taipa e total situação de desrespeito. “Há comunidades que ainda vivem em total condição subumana”, afirmou.
O evento pretende reunir mais de 600 participantes, entre líderes comunitários, quilombolas, pesquisadores e interessados pela causa.
Luiz Bomfim prevê que este ano será a última edição realizada no Centro de Criatividade, por conta da falta de espaço. “Somos referência nacional pela organização do Encontro. Estamos esperando pessoas do Rio de Janeiro e da Bahia”, destacou.
Em Sergipe são 22 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação União dos Palmares, uma delas registrada como comunidade quilombola urbana, em Aracaju. Há uma estimativa de mais de 10 mil pessoas vivendo nestas comunidades.


Acidente na SE-368 ocorreu no trevo de acesso ao povoado Convento

Corpo de Bombeiros controlou as chamas e síndico recebeu atendimento no local

Medida abrange 85 mil m² e viabiliza obras viárias e melhorias na mobilidade urbana

Um possívem desentendimento teria causado a atitude que gerou a morte da vítima

Polícia Civil e Militar cumprem mandados em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe