Endometriose: bactéria pode ser a causa da condição, diz estudo japonês
Anitta chamou a atenção ao revelar que sofre da condição Cotidiano | Por Metrópoles 18/06/2023 00h12 |A endometriose é um problema ginecológico relativamente comum, que afeta cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e provoca sintomas dolorosos. A cantora Anitta chamou a atenção para a condição ao divulgar que passaria por uma cirurgia para tratá-la.
As causas da endometriose ainda não estão bem estabelecidas na ciência, e um novo estudo avançou ao sugerir que ela pode estar ligada à presença de uma bactéria no organismo. Para cerca de 15% das mulheres, o diagnóstico de endometriose só é fechado depois de uma década. A hipótese de realizar um exame para confirmar uma bactéria encurtaria o doloroso caminho.
Publicado na revista Science Translational Medicine na quarta-feira (14/6), o estudo sugere que as bactérias do gênero Fusobacterium podem estimular o desenvolvimento da endometriose. A infecção pelo micro-organismo levaria à multiplicação do tecido que recobre o endométrio, causando a endometriose.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.
 
 
               
               
               
               
              




 
                                     
             
                    
                     
                     
                
                     
                
                 
                
             
                
             
                         
                         
                         
                         
            