ENEM: Falha na correção da redação faz grupo de estudantes procurar MPF
Cotidiano 02/01/2013 16h47 |Por Adriana Meneses
No início da tarde dessa quarta-feira (02), candidatos sergipanos que concorrem a uma vaga em uma das universidades públicas do Brasil, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se reuniram em frente à Procuradoria da República de Sergipe para protocolar uma petição contra o Ministério da Educação em virtude de falhas na correção nas provas de redação, as quais tiveram os resultados divulgados na última sexta-feira (28).
Não só em Sergipe, mas em diversas capitais brasileiras cerca de 25 mil estudantes que se sentiram prejudicados com a correção das provas de redação do ENEM estão se reunindo hoje de forma simultânea para tentar sensibilizar o MEC a reconhecer as falhas, além de solicitar também a divulgação com mais brevidade do espelho da redação que seria liberado apenas após os prazos de matriculas da universidades, e datas de inscrição de programas de incentivo à educação, fato que prejudicaria os estudantes que quisessem recorrer quanto às notas das provas divulgadas pelo MEC.
De acordo com o candidato Natan Andrade (foto), que liderou o grupo de manifestantes em Sergipe, aproximadamente nove mil estudantes assinaram a petição que foi entregue no Ministério Público Federal. O próximo passo será entregar o mesmo documento na Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Sergipe (OAB/SE) para que providências sejam tomadas.
“Nós que estamos aqui hoje tivemos nossas redações corrigidas por outros professores que nos informaram que nossas notas foram injustas. Queremos nada mais que justiça. Queremos que o MEC reconheça as falhas e libere o espelho da redação antes do prazo determinado por eles. Ao que parece o intuito é apenas prejudicar os candidatos”, disse.
Por meio da assessoria de imprensa, O MEC informou que, conforme previsto no edital do exame, não seriam aceitos pedidos de revisão da nota da redação. Por ora, a pasta não recebeu comunicados oficiais acerca das reclamações e não prevê qualquer alteração no cronograma. Além disso, nesta edição, será cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MPF que garante aos candidatos o acesso ao espelho da correção da prova, conhecido como "vista pedagógica". O material estará disponível na internet a partir de 6 de fevereiro.


Temperaturas variam entre 24°C e 28°C nesta segunda-feira (22)

Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos

Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino

Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas