Evento sobre hepatite reúne tatuadores e profissionais da beleza
Cotidiano 30/07/2012 17h40 |Por Adriana Meneses
Na tarde desta segunda-feira (30), profissionais de beleza e tatuadores participaram de uma oficina realizada no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) com um tema bastante pertinente a suas atividades: “As hepatites virais e suas interfaces". O objetivo do evento foi levar aos tatuadores, manicures e pedicuras noções sobre os cuidados e manuseio dos instrumentos de trabalho no momento da utilização com os clientes, prevenindo-os contra as hepatites.
De acordo com a coordenadora do programa de prevenção as hepatites do Estado, Áurea Nunes, os profissionais de beleza e tatuagem foram escolhidos para participar do evento pelo manuseio diário de objetos perfurocortantes, como agulhas, seringas, alicates e palitos, grandes transmissores de hepatites se não higienizados e trocados de forma correta.
Ainda de acordo com Áurea, na oficina os profissionais aprenderam como esterilizar e acondicionar seu material de trabalho, evitando que os clientes possam ser contaminados principalmente pela hepatite dos tipos B e C. “Como esses profissionais utilizam materiais que têm contato com sangue, é importante que eles saibam como descartar e fazer a higienização de forma correta como a esterilização em estufas. É importante lembrar que o vírus da hepatite consegue resistir até sete dias em um ambiente”, disse.
Para o tatuador Chico Tatoo (foto ao lado), o evento é uma oportunidade de se aprofundar no assunto relacionado às hepatites. “A oficina nos traz uma conscientização de usar materiais totalmente descartáveis e passar mais confiança para os nossos clientes que hoje já não são mais leigos e exigem o máximo de cuidado e higiene”, afirmou
O que é hepatite?
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.


Acidente na SE-368 ocorreu no trevo de acesso ao povoado Convento

Corpo de Bombeiros controlou as chamas e síndico recebeu atendimento no local

Medida abrange 85 mil m² e viabiliza obras viárias e melhorias na mobilidade urbana

Um possívem desentendimento teria causado a atitude que gerou a morte da vítima

Polícia Civil e Militar cumprem mandados em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe