Exagerou nas ceias de final de ano? Hora de correr atrás do prejuízo | F5 News - Sergipe Atualizado

Exagerou nas ceias de final de ano? Hora de correr atrás do prejuízo
Nutricionista dá dicas de como perder os quilinhos ganhos nas festas
Cotidiano 03/01/2013 22h30 |


Por Adriana Meneses

Final de ano é sempre complicado para quem faz dieta durante 11 meses até chegar às festas de Natal e Ano Novo A culpa é sempre das fartas ceias que costumam ser oferecidas nas casas de familiares e amigos, sendo essas recheadas de muitos quitutes com altos índices calóricos, não esquecendo as bebidas que levam álcool na sua composição. Peru, chester, salpicão, rabanada, farofa, bacalhau, litros e litros de vinhos, cervejas, e champanhes costumam ser os grandes vilões das ceias, fazendo muita gente sair da dieta e ganhar alguns quilinhos no mês de dezembro.

De acordo com a nutricionista Marcela Mori (foto), as pessoas cultuam o sentimento do “eu posso” ou “eu mereço” e depois aparece o arrependimento quando as festas passam e os quilinhos indesejados ficam. “No final do ano é uma época de muitas festas onde todos comem muito e se divertem à vontade, há comida e bebidas em abundância, uma enorme fratura, muita alegria e harmonia onde toda família se reune. A alegria que chega com as festas pode ser a tristeza para o nosso organismo, pois esses alimentos normalmente são altamente calóricos”, explicou.

Ainda de acordo com Marcela, é necessário ter a consciência para voltar ao controle da alimentação, pois o hábito alimentar descontrolado se reflete em saúde fora do controle. Ela afirma que retirar aos poucos alimentos com altos níveis de gordura e açucares é uma boa maneira de começar e manter uma dieta. “Controlar a ingestão de calorias é importante para evitar o sobrepeso e outras doenças envolvidas com uma alimentação com excessos de calorias. Esse controle não significa que devemos cortar de forma radical determinados tipos de alimentos do nosso cardápio diário. Adaptar a reeducação alimentar substituindo alguns alimentos é uma opção inteligente e menos frustrante de cortar calorias”, diz.

Para quem enfiou o ‘pé na jaca’ e comeu exageradamente e agora pretende correr atrás do prejuízo, Marcela Mori dá algumas dicas de como se livrar dos quilinhos adquiridos nas ceias de final de ano. Confira!

Coma cinco ou seis vezes por dia: Fazendo cinco ou seis refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

Coma em intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada três horas. Se isso não for possível, estabeleça intervalos de no máximo 4 horas entre as refeições. Uma vez fixados esses horários, há uma tolerância de meia hora, contanto que sejam obedecidos os intervalos mínimo e máximo. Fazendo o número previsto de refeições, a intervalos regulares, você evitará a hipoglicemia (queda no nível de açúcar no sangue) e reduzirá a chance de ter uma fome sem controle dos alimentos a serem ingeridos.

Coma devagar e preste atenção ao que come: Observe primeiro o que irá comer. Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear o que come. Ao se alimentar dessa forma, seu cérebro receberá maior número de informações, que contribuirão para acionar o centro da saciedade, levando sua fome a ser satisfeita com menores quantidades de alimento.

Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos permitidos: Os alimentos devem ser ingeridos em quantidade e qualidade adequadas para suprir todas as necessidades nutricionais sem excesso de calorias.

Beba bastante líquido: Beba bastante água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se. Evite o consumo excessivo de café e sucos industrializados.

Evite ter na despensa alimentos calóricos e pobres em nutrientes saudáveis: Assim você se protege do risco de um ataque surpresa na hora de fome. Deixe sempre próximo de você algumas barras de cereais, ou se possível, uma fruta ou iogurte natural, deste modo, quando a fome bater, terá algo saudável para comer.

Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

Dê preferência às carnes magras e sem gordura visível, pois possuem menos gordura e menos calorias, a exemplo de peixe, frango (partes magras e sem pele), peru, patinho, contra-filé. O modo de prepará-las também é importante: cozidas, grelhadas ou assadas.

Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados: são muitos mais gordurosos que os queijos brancos (minas, frescal, ricota e cottage). E nunca esqueça que queijo coalho tem um alto teor de calorias, pois é muito gorduroso.

Bebidas alcoólicas são calóricas: Consuma esporadicamente e em pequena quantidade (deixe para o fim de semana). Além disso, evite os petiscos como amendoim, batata frita, carne seca ou salgadinhos que acompanham as bebidas alcoólicas, pois são calóricos e com alto teor de gordura saturada.

Movimente-se: Você não precisa ir à academia! Caminhar três vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde. E nunca se esqueça de procurar um educador físico para você ter uma boa orientação.

 

Foto: arquivo pessoal

Mais Notícias de Cotidiano
Ronald Almeida/PMA
22/09/2025  09h38 Confira as vagas de emprego abertas em Aracaju e como se candidatar
Fundat abre vagas com oportunidades gerais, estágios e PcD em Aracaju
Igor Matias/ASN
22/09/2025  05h30 Aracaju começa a semana com chance de chuva isolada; veja previsão
Temperaturas variam entre 24°C e 28°C nesta segunda-feira (22)
BPRv/Divulgação
21/09/2025  19h23 Motociclista morre em acidente na SE-090, em Nossa Senhora do Socorro
Vítima perdeu o controle da moto, colidiu no meio-fio e não resistiu aos ferimentos
Freepik/ Ilustrativa
21/09/2025  16h00 O perigoso elo entre obesidade e o câncer colorretal
Novos estudos comprovam que o excesso de peso, sobretudo o acúmulo na região abdominal, está relacionado com o aumento do risco de tumores no intestino
BPRv/Divulgação
21/09/2025  12h17 Motorista morre após carro sair da pista e cair em ribanceira em Canindé
Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado