Exposição de rendas e bordados permanece até domingo
Cotidiano 05/10/2012 09h48 |
Acontece desde a última segunda-feira, 1º, a III Semana de Renda e Bordados Sergipanos, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia. Vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), o Centro recebe a exposição de rendas e bordados de nove municípios do estado até próximo domingo, dia 7.
O ponto de comercialização divide-se em stands, dedicados a Renda Irlandesa e de Bilro, bordados de Rendendê, Rechilieu e Ponto Cruz. As peças das artesãs recriam os bordados já conhecidos pelos turistas e sergipanos, trabalhando a harmonia entre tradição e contemporaneidade para atender as demandas da moda.
A socióloga Marli Macedo é baiana, está em Aracaju a passeio e diz que apesar de na Bahia também existir a tradição dos produtos artesanais, em Sergipe as associações trabalham para propagar o conhecimento da prática através das vendas, ajudando nos estudos sociológicos. “Eu acho que além da qualidade o artesanato é altamente rentável para a economia do estado”, afirma.
Paralelo a semana, está sendo realizada uma oficina técnica de capacitação em design para aprimorar as atividades das rendeiras e bordadeiras do estado. A diretora do Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Marta Amaral explicou que a ação é uma forma de incentivo para que elas adicionem novas técnicas ao seu trabalho. “A intenção é poder situar os municípios a produzir novos artifícios em sua mão de obra”, conta.
Toda a produção da feira é feita pelas bordadeiras e rendeiras de Divina Pastora, Laranjeiras, Maruim, Poço Redondo, Lagarto, Frei Paulo, Aquidabã, Nossa Senhora da Glória e Japaratuba. O lucro das vendas são encaminhados para as cooperativas e associações de artesãs dos municípios relacionados.
Fonte: Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo