Feriado de Independência movimenta as opiniões dos sergipanos
Alguns acreditam que a data serve para unir o povo na luta por direitos Cotidiano 06/09/2012 15h54 |Por Allana Andrade
Nesta sexta-feira, 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Em 1822. Segundo a história, foi nesta data que o então príncipe regente e futuro imperador, D. Pedro I, proclamou a independência.
Passados 190 anos, muitos brasileiros já não sabem do que se trata a data, ou dão pouca importância aos acontecimentos históricos que culminaram neste movimento que libertou o Brasil de Portugal.
O Portal F5 News foi às ruas de Aracaju para saber se os sergipanos conhecem o motivo do feriado e se têm motivos para comemorar a data. Para José Brito, o momento é de muita importância. “Importantíssimo, um país sem passado não conhece seu futuro. Esse dia é de fundamental importância para todos. Existem vários militares que se inspiram nesse dia, onde os familiares deles e a imprensa podem mostrar para a população sobre o dia de independência”, explicou.
O estudante João Santos acredita que muitas pessoas já perderam o sentimento de patriotismo. “Eu acho que há uma falha na divulgação nas escolas do que realmente é o dia da Independência. Não vemos o povo como patriotas, deveriam ter mais informações, os jovens saberem o que é para se sentirem parte de uma nação para trabalharem juntos e melhorar o país”, argumentou.
Michele Lima concorda com a opinião do estudante e acredita que a população precisa ir atrás dos seus direitos. “As pessoas estão desiludidas, e não sabem que uma nação precisa de união e vontade. O governo está ali apenas para recolher impostos e trabalhar pelo bem comum, o povo é que precisa ir junto e cobrar, isso é independência”, disse.


A iniciativa integra o projeto de ampliação de funcionamento em um sábado por mês

Material que reúne orientações práticas de prevenção e segurança

Uma liga acadêmica formada por alunos e professores de diversas áreas da saúde busca desfazer preconceitos e promover discussões científicas e sociais sobre a planta

Será um dia com muitas nuvens e com temperaturas entre 25°C e 26°C

Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya