Fiscalização no Pré-Caju não encontra bebidas adulteradas no primeiro dia
Força-tarefa com oito órgãos vistoria camarotes e barracas na Orla da Atalaia e segue acompanhando a qualidade das bebidas durante todo o fim de semana Cotidiano | Por F5 News 15/11/2025 12h00 |A força-tarefa de fiscalização voltada à identificação e prevenção de adulteração de bebidas alcoólicas durante o Pré-Caju 2025 iniciou as ações na última sexta-feira (14) e, até o momento, não constatou nenhuma irregularidade nos produtos avaliados. As atividades seguem até domingo (16), com equipes atuando em diversos pontos da festa na Orla da Atalaia, em Aracaju.
A promotora de Justiça Euza Missano destacou que os preparativos começaram ainda em setembro, após recomendações da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon). “Agilizamos todo o procedimento de fiscalização com o apoio dos órgãos envolvidos. A Polícia Federal trouxe equipamentos capazes de detectar, imediatamente, a presença de metanol. O objetivo é garantir segurança ao consumidor, protegendo seu bolso e, sobretudo, sua integridade física”, afirmou.
Na área de segurança alimentar, as equipes da Vigilância Sanitária verificam condições de armazenamento, temperatura e fornecimento de alimentos, bebidas e gelo. “É uma garantia ao folião, que pode e deve procurar a Vigilância Sanitária caso desconfie de alguma irregularidade”, explicou a gerente Andresa Messias.
A Polícia Científica participa presencialmente pela primeira vez da fiscalização no Pré-Caju. Segundo Vitor Barros, da Coordenação-Geral de Perícias (Cogerp), peritos químicos realizam análises físico-químicas para identificar adulterações, especialmente metanol, enquanto especialistas em documentoscopia examinam autenticidade de rótulos e embalagens. “O folião tem a garantia da procedência da bebida que está consumindo”, reforçou.
A delegada Georlize Teles, responsável pela coordenação das ações da Decon, afirmou que os resultados iniciais são positivos. “Não encontramos nenhuma irregularidade nos camarotes, hotéis nem nas barracas fiscalizadas. É motivo de alegria ver o empenho de todos os órgãos no enfrentamento à adulteração e falsificação de bebidas. A perícia atua de forma inédita ao se antecipar ao fato, reforçando a segurança do evento”, afirmou.
A coordenadora geral do Procon Aracaju, Rosineide Araújo, também acompanhou as fiscalizações e enfatizou a importância da atuação conjunta. “O Procon participa desde o início dessas ações e se orgulha de fazer parte da força-tarefa que visa proteger a integridade do consumidor”, disse.
As fiscalizações continuam durante todo o fim de semana, com foco preventivo e educativo. As instituições envolvidas seguem orientando comerciantes e reforçando a responsabilidade legal em casos de venda de produtos adulterados.
