Força Tarefa contra a dengue visita 400 casas no 18 do Forte
Cotidiano 18/04/2012 09h01 |Por Márcio Rocha
O trabalho da Prefeitura Municipal de Aracaju no combate às endemias, principalmente contra a dengue está sendo desenvolvido por vários meios. Entre eles, uma força tarefa que atua diretamente nas residências, buscando focos e procurando conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti, nos bairros de Aracaju.
O trabalho da força tarefa está sendo desenvolvido no bairro 18 do Forte durante esta semana até amanhã (19), seguindo depois para o bairro Atalaia. A força tarefa é composta por 15 agentes de endemias e mais 10 agentes de limpeza.
De acordo com Jefferson Santana, coordenador da equipe, a expectativa é que sejam visitadas 400 residências nos dois dias de trabalho.
“Esta região contém muitos focos da doença. A incidência de casos é alta. Por isso que a Secretaria Municipal de Saúde decidiu agir com a força tarefa aqui na região. O trabalho está sendo feito de forma criteriosa para evitar deixar passar algum foco. Estamos com todo cuidado redobrado, para poder verificar, principalmente os terrenos baldios e lavanderias. Locais de maior quantidade de focos do mosquito”, disse Jefferson ao F5 News.
O trabalho dos agentes está sendo facilitado pela população, segundo o coordenador. As famílias estão conscientes que a prevenção começa em casa, para evitar que o mosquito da dengue se prolifere e provoque mais casos da doença.
“O trabalho que estamos fazendo está sendo ajudado e facilitado pelas famílias. Pois são o principal foco de nossa ação. Queremos garantir que os focos do mosquito sejam destruídos, para garantir o bem-estar do cidadão e evitar o contágio pela doença”, comentou.
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, as pessoas devem proteger os reservatórios de água e lavanderias com telas e lavar, pelo menos duas vezes por semana, as lavanderias esfregando as laterais internas com escova. Além de evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas e outros pontos que possam se tornar criatórios do mosquito.
Foto: Alejandro Zambrana


Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais

Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental