Forças de segurança apresentam esquema de trabalho para o Pré-caju 2013
Polícia Civil antecipa que vai reforçar as revistas dos foliões Cotidiano 11/01/2013 13h00 |Por Elisângela Valença
Na manhã de hoje, 11, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros apresentaram todo o plano de trabalho para o Pré-Caju 2013, que acontece de 17 a 20 de janeiro na capital sergipana.
O Corpo de Bombeiros dividiu o espaço em quatro áreas de atuação focando na prevenção de sinistros e na segurança dos foliões, caso seja necessária uma evacuação. Eles planejaram seis rotas de fuga, doze saídas de emergência e sete pontos de isolamento de trânsito. A rede de hidrantes da região já foi testada e os camarotes contarão com extintores de incêndio.
Por noite, o Corpo de Bombeiros vai trabalhar com três pontos fixos, cem militares, quatro veículos de combate a incêndio, um de busca e salvamento, duas motocicletas e uma lancha.
“Todos este planejamento estará disponível em nosso site. É bom que a população veja isto para, caso haja necessidade de evacuação, o folião já saiba como proceder”, disse o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Wagner.
A Polícia Civil antecipou novas medidas para a festa deste ano. “Atendendo a pedido da Polícia Militar, a Polícia Civil vai trabalhar reforçando as revistas no evento, para minimizarmos ainda mais a possibilidade de problemas na festa”, disse a coordenadora de Polícia Civil da Capital, delegada Viviane Pessoa.
Serão duas bases de trabalho da Polícia Civil, uma no Parque da Sementeira e outra no Banese, na avenida Francisco Porto. Nesta última, haverá também uma base do Grupo Especial de Repressão e Busca (GERB).
Por noite, serão 120 servidores, sob comando de um delegado coordenador, um delegado assistente e mais um delegado do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). A Polícia Civil também trabalhará com todo aparato tecnológico para checagem de informações e levantamento de dados junto à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, Delegacia Plantonista e Corregedoria.
A Polícia Militar dividiu o espaço da festa em cinco áreas de trabalho, contando com o entorno do circuito. Trabalhará com um efetivo de mais de 1.200 homens e mulheres, viaturas, cavalos, aeronave e barco.
Cada policial contará com equipamentos como capacete, colete reflexivo, protetor auricular, touca, capa de chuva, laser point e tonfa. O capacete e o colete reflexivo terão uma numeração. “Esta numeração identificará o policial. Qualquer problema que aconteça, basta o cidadão procurar o comando e informar o número do policial. É uma forma de darmos mais transparência ao nosso trabalho”, disse coronel Jackson Nascimento, comandante do Policiamento Militar da Capital.
Além disso, a Polícia Militar vai contar com ônibus para transporte da tropa, detectores de metal, rádios, estações fixas, câmeras, computadores e TVs para monitoramento de toda a área da festa.


Merianne Silva gravou vídeo tratando um mero, espécie cuja pesca é proibida no Brasil desde 2002

Suspeito tem ao menos seis passagens pela polícia, sendo uma delas por violência doméstica

Fatura traz diversas informações que ajudam no controle do consumo

Pesquisa mostra que rodovias e sinalização ainda apresentam índices preocupantes

Estação marca transição do inverno para o verão com chuvas e variação climática