Ghost bike será colocada no local do acidente que matou Rogério Esteves
Nova ciclovia da Beira Mar poderá ganhar nome do ciclista Cotidiano 20/12/2011 07h00 |Por Sílvio Oliveira
Os ciclistas do grupo Zueirando irão se reunir nesta terça-feira (20), às 20h, no mirante do bairro 13 de Julho, em Aracaju, para saírem em passeata até o local do acidente que vitimou Rogério Esteves. Eles colocarão uma ghost bike (bicicleta fantasma), que simbolizará o local onde o ciclista foi morto por um veículo motorizado.
“Acontece em todos os lugares do mundo quando um ciclista é morto. No local do acidente coloca uma ghost bike (bicicleta fantasma), que significa um ciclista morto”, explicou Eduardo Vieira, do grupo Zueirando.
A ghost bike é um símbolo mundial, ou seja, uma bicicleta branca que serve como memorial para alertar a motoristas sobre a prudência ao avistar um ciclista e imortalizar um ciclista morto.
Eduardo Vieira, integrante do mesmo grupo que Rogério Esteves participava, o Zueriando, disse que acidentes como o que acometeu o ciclista acontece, na maioria das vezes, por falta de educação dos condutores de veículos. “Estamos querendo que as pessoas se conscientizem que a via também é das bicicletas. Ela também é um veículo, como diz o Código de Trânsito nos artigos 200, 201 e 28. Queremos que somente cumpra a lei”, afirmou.
Para ele, a ciclovia é uma opção e que as vias servem para que os ciclistas adotem mais velocidade em seus veículos, a bicicleta.Vieira ainda alertou que 80% dos acidentes é problema com o condutor do veículo, porém há ciclistas que também descumprem a lei e são displicentes. “Todos as nossas passeatas são obrigados a utilizar capacete e luva. Quando é a noite, as luzes na bicicleta”, ressaltou, alertando também que quando um motorista avistar um ciclista, está na lei que ele é obrigado a reduzir a velocidade e manter um metro de distância. “Queremos que cumpra a lei”, confirmou.
Mais homenagens
A Ordem dos Advogados do Brasil também irá solicitar a Câmara Municipal de Aracaju que apresente um Projeto de Lei para nomear a ciclovia que margeia a avenida Beira Mar como ciclovia Rogério Esteves, atropelado no último domingo (13), em acidente ocorrido na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
De acordo com o presidente da OAB, Carlos Augusto, a próxima ciclovia a ser inaugurada pela Prefeitura Municipal poderá ter o nome do ciclista, já que ele era uma pessoa que motivava a qualidade de vida, o esporte a ter uma vida maia saudável, contribuindo para que a bicicleta fosse cada vez mais utiliza como hábito saudável e transporte. “Ele era um grande incentivar dos esportes”, destacou.
Rogério Esteves foi atropelamento na avenida Mário Jorge, bairro Coroa do Meio, enquanto pedalava no dia 11 de dezembro. O ciclista chegou a ser internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e lá ficou por três dias, no entanto, não resistiu e faleceu na terça-feira (13).


Com foco no verão, Setur divulgou os principais atrativos turísticos do estado para milhares de agentes de viagens

Advogado Guilherme Maluf afirmou que parentes buscavam decisão judicial que reconhecesse a responsabilidade da médica e não o desfecho trágico registrado no presídio feminino de Sergipe

Médica acusada de mandar matar o marido foi encontrada morta no Presídio Feminino de Sergipe

Carreira reconhecida, influente nas redes sociais e um fim marcado por tragédia

Para ministro, ex-presidente é o líder da organização criminosa