Girassol garante lucro a agricultores de Semi-árido Sergipano
Cooperativismo e parceira com Petrobras expandem produção de girassol Cotidiano 31/10/2011 17h36 |
Por Marcos Rodrigues
Entre os dias 25 e 27 de outubro, Sergipe foi sede da 19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e do 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol. Nestas atividades, com foco no uso e cultivo de olhos vegetais, a cidade de Carira, a 112 km da Capital do Estado, Aracaju, sobressai pelo cultivo recente e bem-sucedido de Girassol.
A produção na região de Carira chega a superar regiões produtoras do Brasil graças às pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a presença da Petrobras Biocombustível.
Ivan Marinovic, assessor de Imprensa da Embrapa, explica que a variedade de girassol foi desenvolvida para ser tolerante à seca. “Ela se adaptou muito bem ao solo. O girassol possui raízes profundas e desponta como uma planta que se adapta muito bem ao meio”.
Ainda de acordo com Ivan, em dados momentos, a produção de girassol chega a ultrapassar a de milho, que é presença forte na região. A resistência da planta aos períodos de estiagem é apontada como um dos principais motivos.
O papel da Petrobras Biocombustível também é reconhecido, segundo Ivan. Como a Petrobras não compra direto do produtor, cooperativas foram formadas na região e, com elas, o convênio foi firmado. Através deste convênio com as cooperativas, a Petrobras fornece sementes, assistência técnica e compra garantida, o que garante o lucro dos produtores.


Melhorias incluem passarela, monumentos restaurados, áreas para fotos e quadras esportivas

O Último Azul, Luiz Gonzaga - Légua Tirana e A Marvada Carne estão em evidência

Na casa de um dos suspeitos foram encontrados 300 gramas de maconha

Giulia Oliveira Pardo participou, em 2016, do Parlamento Jovem Brasileiro

Iniciativa diminui o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado