Serviço Aeromédico já ajudou a salvar mais de 280 vidas em Sergipe
Iniciativa diminui o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência no estado Cotidiano | Por Agência Sergipe 28/08/2025 16h20 |O serviço Aeromédico do Governo de Sergipe é uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e o Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Desde a sua implementação em 2023, a iniciativa já ajudou a salvar 285 vidas de forma ágil e segura.
O recurso está disponível em todo o estado e seu principal objetivo é diminuir o tempo-resposta das ocorrências de urgência e emergência, possibilitando que as vítimas recebam um atendimento rápido e reduzindo o risco de mortes. Para que isso seja possível, o serviço conta com uma equipe composta por 29 profissionais habilitados, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas.
Atendimento ágil
Na última quarta-feira, 27, um menino de três anos se afogou em uma piscina, em Boquim. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi, inicialmente, socorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde recebeu manobras de reanimação até a estabilização. Em seguida, o Samu 192 Sergipe foi acionado e a Central de Regulação das Urgências (CRU) enviou o serviço Aeromédico, que realizou, com rapidez e eficiência, o transporte aéreo da criança até um hospital particular em Aracaju.
Segundo o diretor técnico da UPA de Boquim, Cleverson Ramos, a vítima chegou na unidade em estado grave, mas os profissionais de saúde conseguiram estabilizar o quadro. “A atuação conjunta e eficaz da equipe médica e de enfermagem local garantiram a reversão da parada cardíaca, estabilizando o quadro clínico do paciente, possibilitando a transferência”, pontuou.
Ramos também enfatizou a contribuição do serviço Aeromédico no caso. “O transporte Aeromédico reduziu drasticamente o tempo de translado a fim de que a criança obtivesse, o mais célere possível, assistência médica em unidade especializada. Em situações como essa, competência, habilidade e tempo são cruciais”, afirmou.
O comandante do GTA, coronel Fernando Góes, destacou a importância do serviço Aeromédico nesse cenário de urgência. “A ação foi estratégica para que a criança recebesse o primeiro atendimento e fosse encaminhada com agilidade e segurança até a capital. Em situações como essa, cada minuto faz a diferença para salvar vidas”, destacou.





