Governo alerta: banco de leite Marly Sarney está com estoque baixo
Para mães com desejo de doar, o órgão oferece buscar o alimento em domicílio Cotidiano | Por F5 News 12/12/2023 15h03 |O Governo de Sergipe fez um alerta nesta terça-feira (12), informando que o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), em Aracaju, se encontra com o estoque baixo.
O BLH recebe a coleta de leite doado, faz o processo de pasteurização e envia à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) para alimentar os bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Neonatal (Utin).
Contudo, também há a necessidade de priorizar o centro cirúrgico e para isso é necessária a adesão de um maior número de doadoras.
A responsável técnica do BLH, a nutricionista Miriam Duarte, informa que, em média, há 50 doadoras, e diariamente a maternidade necessita de pelo menos dez litros. “Só conseguimos 25% do que precisamos, mas mesmo assim os bebês da Utin, que são os recém-nascidos mais críticos, conseguem receber o leite humano pasteurizado. Mas estamos em busca de priorizar também o centro cirúrgico, para que todo bebê receba, na sua primeira hora de vida, o leite humano da mãe ou o de doação. Para isso, precisamos aumentar as doações”, enfatizou.
Para a profissional de Educação Física Catarina Souza, doar leite faz bem, tanto fisicamente como emocionalmente. “Meu filho acabou de completar um ano de vida e ainda mama. No início, tive dificuldades em amamentar e fui ao banco de leite, onde fui muito bem orientada. E há seis meses sou doadora, porque quando voltei a trabalhar fiquei com excesso de leite e resolvi doar para ajudar outras mães que têm dificuldade com a amamentação, como eu tive. Eu ficava angustiada porque não conseguia amamentar direito o meu bebê. Hoje eu amamento e ainda faço a ordenha para doar para as criancinhas que precisam”, diz.
Rede de Bancos de Leite em Sergipe
A Rede Sergipana de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta é composta pelos BLH Zoed Bittencourt, na Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto, e o BLH Irmã Rafaela Pepel, na Maternidade São José, em Itabaiana.
Na capital, além do BLH Marly Sarney, existem os postos de coleta Dr. Fernando Guedes, na Maternidade Santa Isabel, e o da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira.
Para doar, basta entrar em contato com o BLH por meio do número de telefone (79)3226-6301, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e manifestar a intenção de colaborar ou comparecer na Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE). O Banco de Leite tem serviço de ‘rota’, onde os profissionais do BLH vão buscar o leite semanalmente na residência, facilitando a vida da doadora que não precisa se deslocar até o BLH.
Com informações da Agência Sergipe.





