Montagem da estrutura da Vila da Criança 2025 chega a 90% de conclusão
Toda a parte estrutural já foi finalizada, faltando apenas detalhes técnicos e da parte visual, com a acessibilidade como ponto chave Entretenimento | Por Agência Sergipe 01/10/2025 17h38 |A montagem da estrutura da Vila da Criança avança em ritmo acelerado, para que tudo esteja funcionando perfeitamente no dia de abertura do evento, nesta sexta-feira, 3. O espaço, organizado pelo Governo do Estado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, está 90% concluído, sendo que a parte estrutural já foi finalizada, faltando apenas detalhes técnicos e da parte visual. A vila funcionará até o dia 26 de outubro, diariamente, sempre das 17h às 22h, com entrada gratuita.
O espaço oferecerá para as crianças atividades recreativas, lúdicas e artísticas, como teatro, cinema, espaço recreativo, Arena Gamer, parque de diversões com brinquedos acessíveis, casas temáticas e uma minicidade, além de uma programação especial com bloquinho no Dia das Crianças, em 12 de outubro.
Um dos coordenadores da vila, Pedro Macedo, destacou o andamento da montagem. “A estrutura em 2025 é muito diversa, ampla, e demandou grande organização pensando na acessibilidade, que é completa nesta Vila da Criança”, pontuou.
O cuidado com o público infantil é fundamental neste sentido. De forma geral, os eventos realizados pela gestão estadual já têm um foco claro na segurança de todos os sergipanos e turistas que vão aproveitar e, no caso da Vila da Criança, especificamente, o cuidado é ainda maior, pela vulnerabilidade do público-alvo. “A estrutura foi inteiramente pensada e reforçada para trazer o melhor espaço possível às crianças, fazendo com que elas possam se divertir, e os pais tenham tranquilidade", ressaltou Pedro.
Uma vistoria está marcada para esta quinta-feira, 2, às 13h, com órgãos competentes como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual. A expectativa é que, nesta visita, tudo já esteja 100% alinhado, apenas aguardando testes finais que atestem o funcionamento geral.
Acessibilidade
A acessibilidade, marca dos eventos do Governo do Estado, será completa na Vila da Criança 2025, com todos os espaços sendo preparados para receber todo tipo de público, por meio do trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Desta forma, a adaptação das estruturas exigiu ainda mais da organização, como reforçou o também coordenador da Vila, Dinho Melo. “A roda-gigante, por exemplo, que está em fase de montagem, é uma roda-gigante acessível, reforçando uma preocupação da primeira-dama e secretária da Seasic, Érica Mitidieri. Não só a roda-gigante, como toda a vila conta com acessibilidade. Estamos bem tranquilos quanto a isso. Toda a área da vila é acessível, além do contêiner multissensorial, que foi uma novidade na edição passada e seguiu em todos os eventos do governo. Também há a preocupação com as mães, com sala de amamentação, fraldário. A Vila da Criança tem essa atenção no acolher em geral”, enfatizou.
Trabalho constante
O cronograma de obras seguiu tudo que era planejado inicialmente, por meio do esforço dos envolvidos. “Houve uma força-tarefa de todas as partes para que isso pudesse acontecer. Faremos novos testes, na quinta-feira, para que tudo esteja funcionando perfeitamente no dia de início do evento”, afirmou Pedro.
Mas se engana quem pensa que este trabalho é finalizado assim que começa a Vila da Criança. “O trabalho não para. Durante os 24 dias contaremos com equipe de manutenção praticamente 24 horas, trocando os turnos. Uma equipe pela manhã faz toda a manutenção preventiva que continua pela tarde, inclusive com eletricista de plantão. Todos os dias estaremos aqui para que o trabalho flua como esperado”, finalizou Dinho Melo.
A Vila da Criança integra um conjunto de grandes eventos temáticos promovidos pelo Governo de Sergipe, como a Vila do Natal, a Vila da Páscoa e a Vila do Forró, que se consolidam como importantes estratégias de valorização cultural e de fortalecimento do turismo, movimentando a economia local, incentivando a geração de emprego e renda e criando novas oportunidades para a população sergipana. Além disso, as vilas atraem visitantes e impulsionam setores como comércio, serviços e gastronomia.
Realização
A Vila da Criança é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.





