Governo Federal reconhece situação de emergência em Canindé de São Francisco
Município sergipano foi incluído em lista de cidades afetadas por desastres e poderá acessar recursos para ações de defesa civil Cotidiano | Por F5 News 21/11/2025 15h17 |O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quarta-feira (19) a situação de emergência em oito municípios afetados por diferentes tipos de desastres naturais. Entre as cidades contempladas está Canindé de São Francisco, no sertão de Sergipe.
De acordo com o MIDR, os reconhecimentos abrangem ocorrências registradas nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.
Os eventos climáticos que motivaram os decretos variam entre fortes chuvas, seca, estiagem, queda de granizo e erosão. Em Minas Gerais, o município de Sacramento foi atingido por chuvas intensas, assim como Nova Veneza, em Santa Catarina. Já Cambé, no Paraná, e Sarandi, no Rio Grande do Sul, sofreram danos provocados pela queda de granizo.
No Nordeste, a cidade paraibana de Gurjão teve situação de emergência reconhecida por estiagem, enquanto Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, foram impactados pela seca — caracterizada como um período ainda mais prolongado e severo de ausência de chuvas.
No Pará, o município de Irituia registrou erosão continental (boçorocas), fenômeno que também justificou o reconhecimento federal.
Com as portarias publicadas, as prefeituras afetadas já estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Os apoios incluem aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de trabalho, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, entre outras necessidades emergenciais.
