Guardas municipais participam de curso de formação profissional
Cotidiano 27/09/2012 17h00 |A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está em fase final do curso de formação, capacitação e atualização profissional, que objetiva proporcionar aos 100 novos Guardas Municipais (GMs), oriundos de concurso público deste ano, a compreensão e dominação das diversas técnicas para o empenho das funções.
São 140 guardas municipais que agora estão aprimorando os conhecimentos e as técnicas com aulas teóricas e práticas. O curso é gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), entidade contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). As aulas são ministradas por especialistas da Polícia Militar (PM), GMs e professores civis.
O comandante da GM, major Edênisson Paixão, enfatiza a importância do curso para os profissionais. "Toda capacitação é importante, principalmente para o órgão de segurança. Todo o efetivo está sendo capacitado para que prestem serviços para a sociedade, além disso, os guardas passam por treinamento que integra atividades paralelas de fortalecimento do Programa Paz na Escola, implantado na rede municipal de ensino", diz.
O curso de formação e capacitação tem o total de 12 semanas de aulas práticas e teóricas, as disciplinas ofertadas são distribuídas em seis módulos, totalizando 562 horas de aulas. Os GMs aprendem nas aulas práticas a defesa pessoal e o tiro ao alvo, incluindo o manuseio da spark - arma elétrica incapacitante, não letal.
O guarda municipal Mardem Rocha, que está em treinamento, fala da importância do curso para sua formação profissional. "É fundamental essa formação e capacitação de aulas teóricas e exercícios práticos para assimilarmos e aplicarmos da melhor forma possível na prática, o que aprendemos, e buscar a perfeição", disse.
Tenente da Polícia Militar e coordenadora da GM, Amanda Freitas, explica o período de treinamento. "Os 100 novos GMs tiveram o primeiro contato de atuação no evento da prévia carnavalesca "Pré-caju", que ocorreu no mês de janeiro deste ano. É o que chamamos de estágio. Agora com a capacitação, eles aprendem as técnicas de manuseio de armas e é concedido o porte de armas", disse.
Os GMs atuam na preservação do patrimônio, na fiscalização dos espaços e equipamentos públicos, no trânsito, e executa a segurança das autoridades municipais. A previsão de atuação dos 100 novos guardas será após o término do curso de formação, capacitação e atualização profissional, que tem o término marcado para o dia 2 de outubro, na próxima terça-feira.
Foto: Lizia Martins/Secom/PMA


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo