Hemose encerra 2025 com queda nas doações e alerta para estoques críticos de sangue
Hemocentro registra baixa nos tipos A+, O+ e O– e reforça a importância da doação voluntária neste início de ano Cotidiano | Por Agência Sergipe 09/01/2026 15h49 |O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), encerrou 2025 com 28.325 doações de sangue, quantidade 4,08% inferior à registrada em 2024. A doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania, que tem importância vital para a saúde pública. Neste início de ano, a unidade já alerta para estoques críticos para alguns tipos sanguíneos.
Uma doação pode gerar até quatro diferentes hemocomponentes que podem ser utilizados em diferentes tratamentos. “Agradecemos a todos os doadores que dedicaram um momento do seu tempo para compartilhar esperança e amor ao próximo. Mesmo com toda essa generosidade, ainda precisamos de mais doações. O sangue não pode ser fabricado e depende da atitude dos doadores. Que, em 2026, possamos fortalecer ainda mais a corrente de solidariedade e garantir que nenhum paciente fique sem o suporte de que precisa”, disse a superintendente do Hemocentro, Fernanda Kelly Fraga.
O Hemocentro de Sergipe realiza captação, coleta, análises sorológicas, testes de compatibilização, fracionamento e distribuição do sangue para a hemorrede de Sergipe. A rede de assistência é formada por 37 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), hospitais regionais e maternidades. As unidades realizam uma média mensal de 1.800 a 2.400 transfusões de hemocomponentes do sangue.
Estoques críticos
O Hemose registra com frequência estado crítico nos estoques sanguíneos. Os tipos A +, O + e O – são os mais afetados, no momento. Diante do cenário, o hemocentro reforça o chamado à população para a doação voluntária de sangue, um gesto simples que pode salvar vidas.
A doação é essencial para garantir a continuidade de procedimentos de urgência e emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e o cuidado com pacientes internados. “Cada bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. A solidariedade dos doadores é fundamental para mantermos o atendimento seguro e contínuo em todo o estado”, reforça a superintendente da unidade.
Como Doar
Para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, o voluntário deve comparecer ao Hemose bem alimentado e portando um documento oficial com foto. Mais informações e agendamentos podem ser feitos nos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
