Verão impulsiona turismo e aquece economia em Sergipe
Alta ocupação hoteleira e aumento no fluxo de visitantes movimentam comércio, serviços e setor de lazer na capital e no interior Cotidiano | Por Agência Sergipe 09/01/2026 17h32 |O verão, a estação mais esperada do ano, chegou com força total. Desde dezembro de 2025, com as festas de fim de ano – Natal e Réveillon –, hotéis, bares e restaurantes na Orla da Atalaia, em Aracaju, porta de entrada de Sergipe, têm apresentado um intenso fluxo turístico diariamente, impulsionando a economia sergipana em vários segmentos. O movimento é percebido não apenas em virtude da ocupação hoteleira, mas, também, diante do aumento das vendas em comércio, serviços e atividades de lazer, refletindo um impacto direto na geração de empregos temporários e no aquecimento do turismo local.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca o bom momento vivido pelo setor e frisa que os resultados positivos são fruto de um trabalho contínuo de planejamento e promoção do destino Sergipe. Segundo ela, o período do verão é estratégico e consolida ainda mais o estado no cenário turístico nacional, impulsionando não apenas a capital, mas, também, o interior. “O verão é um período essencial para Sergipe. Para atrair os turistas nesta época, temos trabalhado de forma integrada, a fim de fortalecer a divulgação do estado nos mercados emissivos, ampliando nossa presença em feiras e executando ações promocionais”, explicou.
Além disso, Daniela Mesquita aponta que o governo busca melhorar a infraestrutura turística e qualificar os serviços, garantindo uma experiência cada vez mais completa aos turistas. Assim, para a gestora, o desempenho registrado nesta temporada reflete a soma de esforços entre o poder público e a iniciativa privada. “O Governo de Sergipe, por meio da Setur, e o trade turístico atuam de forma alinhada para fortalecer o turismo e impulsionar a economia, gerando empregos e posicionando Sergipe como um destino cada vez mais competitivo no turismo brasileiro”, argumentou.
Conforme dados do setor, a taxa de ocupação hoteleira tem superado as expectativas, refletindo o crescente interesse pelo destino sergipano, conhecido pelas belas praias, gastronomia e hospitalidade. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, avalia, por exemplo, que o Réveillon foi encerrado com um resultado extremamente positivo para a hotelaria sergipana. Segundo ele, a taxa de ocupação acima de 90% confirma que Sergipe está cada vez mais presente no radar dos turistas. “Já neste começo de janeiro, é possível perceber um grande fluxo de visitantes circulando pela cidade, movimentando hotéis, bares, restaurantes e toda a cadeia do turismo”, destacou.
Impacto nos segmentos
De acordo com Antônio Carlos Franco, o cenário gera uma expectativa bastante otimista para todo o verão. O desempenho, ele analisa, é reflexo direto dos investimentos realizados pelo Governo de Sergipe, por meio da Setur. “As ações de promoção do destino, o fortalecimento da infraestrutura turística e o apoio a eventos culturais e esportivos contribuíram diretamente para fortalecer a imagem do nosso estado e atrair ainda mais visitantes”, pontuou. O presidente da ABIH/SE ressalta, ainda, que a hotelaria celebra o momento e segue preparada para receber bem quem escolhe Sergipe como destino turístico. “Seguimos trabalhando em parceria com a Setur e com os demais segmentos do trade turístico, com o compromisso de continuar superando as expectativas ao longo de toda a estação”, frisou.
Para o gerente do Hotel Pousada do Sol, Carlos Henrique Góis, o aumento expressivo da movimentação turística na orla de Aracaju é perceptível a olho nu, com hotéis e restaurantes cheios, além de grande circulação de pessoas. “Tivemos uma alta significativa já no Natal, quando, normalmente, o movimento é mais fraco, e seguimos lotados no Réveillon e no pós-Réveillon. Esse resultado é reflexo do trabalho de divulgação do destino realizado pelo Governo do Estado aliado às ações do trade, que também investe em mídias sociais e participa de eventos para promover os hotéis junto à imagem de Aracaju e de Sergipe como um todo”, considerou.
Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Thiago Moura, o cenário confirma a consolidação de Sergipe no mapa do turismo nacional. “Em comparação ao verão passado, as vendas das agências de viagens receptivas do estado apresentaram um crescimento aproximado de 10%. Esse aumento é consistente com a demanda, resultado de um calendário de eventos mais estruturado, da promoção do destino em feiras e ações de mercado, e da capacitação de agentes de viagens em todo o Brasil. Esses fatores fortalecem o turismo como uma atividade econômica organizada e contínua”, apontou.
Além disso, Thiago Moura comenta que também é possível observar uma mudança no perfil do turista. Mesmo com a manutenção do público da melhor idade, tradicionalmente presente em Aracaju, há um rejuvenescimento da demanda, atraindo visitantes entre 30 e 50 anos, e também um público mais jovem interessado em eventos, shows e experiências. Tal movimento, ele analisa, reforça o turismo como política pública integrada, conectando capital e interior, e ampliando o posicionamento de Aracaju e de Sergipe no cenário nacional. “Esse cenário mostra que Sergipe vem se consolidando como um destino cada vez mais competitivo, com ações planejadas que impactam positivamente toda a cadeia do turismo e fortalecem a imagem do estado no Brasil”, ressaltou.
A movimentação intensa também se reflete nos bares e restaurantes da capital. O empresário Massimiliano Baldari, proprietário do Duna Beach Restaurante Bar, que fica à beira-mar, comemora o aumento no faturamento. Ele avalia que o atual movimento representa uma inovação para o turismo de Aracaju, impulsionado pelo aumento no fluxo de visitantes.
Segundo ele, a cidade tem sido cada vez mais escolhida pelos turistas, resultado de um conjunto de fatores que inclui a valorização dos bares de praia, a realização de eventos e a divulgação mais eficiente do destino. “A gente percebe um fluxo maior de turistas vindo para Aracaju. A cidade está sendo mais procurada, e as pessoas fazem questão de conhecer, aproveitar a orla e os eventos que estão acontecendo. Além disso, o crescimento da demanda também refletiu na geração de empregos. Com esse movimento, foi necessário contratar mais. Hoje, trabalhamos, em média, com cerca de 90 funcionários. Mas chegamos a 130 no pico da temporada. O movimento está realmente muito bom”, afirmou.
Mais turistas
Prova disso é que turistas de outros estados têm escolhido Sergipe como destino para celebrar a estação, atraídos pela infraestrutura, praias e programação de eventos culturais. Assim, a experiência deles tem sido marcada por avaliações positivas, a exemplo do turista Ivan Fraga, de Maceió (AL), que está visitando o estado pela primeira vez. Ele elogiou Aracaju, disse que teve a oportunidade de conhecer a Praia do Saco, em Estância, no litoral sul do estado, assim como esteve no sertão, para conhecer o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco. Ivan também destacou a tranquilidade como diferencial e se surpreendeu com a qualidade da infraestrutura turística e da gastronomia local. “Estou encantado com Aracaju. As praias são lindas, a cidade é organizada e as pessoas, muito acolhedoras. Recomendo a todos que desejarem fazer turismo no Nordeste colocar Sergipe no roteiro”, frisou.
Guilherme Ogura, de Campinas (SP), por sua vez, afirma que a experiência em Sergipe tem sido bastante positiva. “Estou gostando muito de conhecer Aracaju. Achei a capital uma cidade interessante, com forte apelo turístico”, relatou. Segundo ele, a escolha pelo destino foi motivada pelo desejo de visitar o Nordeste, região que considera uma das mais conhecidas do Brasil. “Gosto muito de praia e de clima quente, e aqui encontrei exatamente isso”, destacou. Entre os pontos turísticos visitados, Guilherme ressalta a Passarela do Caranguejo e as praias, que chamaram a atenção dela pela extensa faixa de areia.
Já Neide Pinheiro, que veio da capital paulista, não esconde o encantamento com Aracaju. “A cidade é maravilhosa, muito limpa, organizada e com uma atmosfera extremamente agradável”, afirmou. Ela conta que decidiu viajar para Sergipe após assistir a um vídeo do influenciador Matheus Boa Sorte, no YouTube. “Depois do vídeo, fiquei com muita vontade de conhecer e não me arrependi. Estou encantada com tudo o que vi até agora”, completou.
De Montes Claros (MG), Alexander Antunes explica que a decisão de visitar Sergipe surgiu a partir de recomendações positivas que ouviu de amigos e conhecidos. “Sempre escutei comentários muito bons sobre o estado, o que despertou meu interesse em vir conhecê-lo”, relatou. Durante a estadia, ele afirma ter se surpreendido de forma positiva. “Todos os lugares por onde passei me agradaram bastante. Sergipe realmente correspondeu às expectativas”, declarou.
