Hemose opera em baixo estoque e convoca população
Cotidiano 04/10/2012 16h00 |Por Adriana Meneses
Os três primeiros dias do mês de outubro não foram bons em termos de doação de sangue para o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). De acordo com a assessora técnica e captação, Fátima Bastos, nesses primeiros dias aconteceu uma média de 60 doações, quando a média habitual é de 150.
Ainda de acordo com Fátima, para o Hemose trabalhar com o estoque sem preocupações, seria necessária a captação de sangue de aproximadamente 200 doadores diários. “Hoje estamos operando em baixo estoque mesmo. Se acontecesse uma tragédia com diversas vítimas, hoje teríamos um problema enorme com a pouca quantidade de sangue de temos no estoque”, disse.
Fátima lembra que o sangue coletado no Hemose é distribuído para toda rede hospitalar do Estado, e que não são apenas vítimas de acidentes que recebe o sangue, mas também pacientes hemofílicos, com anemia falciforme, doenças raras e que vão passar por algum tipo de intervenção cirúrgica.
Atualmente o Hemose está necessitando de sangue AB positivo e todos os tipos, A, B, AB e O, no fator Rh negativo. Vale frisar que o sangue O Negativo, por se tratar de sangue doador universal e raro na população brasileira a necessidade transfusional na rede hospitalar é maior.
Doações
Os interessados em fazer uma doação poderá se dirigir até a sedo do Hemose, localizada ao fundo do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), de segunda a sexta-feira, das 07H30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Lembrando que o agendamento com o Serviço Social através do (79) 3225-8000, ou pelo agendamento on-line no site www.hemose.se.gov.br


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo