Huse realiza procedimento inédito e amplia linha de cuidado cardiovascular
Implante de Válvula Aórtica Transcateter (Tavi) marca avanço histórico na rede pública ao permitir tratamento menos invasivo para estenose aórtica em Sergipe Cotidiano | Por F5 News 17/11/2025 10h14 |O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), através do Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto, realizou o primeiro Implante de Válvula Aórtica Transcateter (Tavi), um procedimento inédito na rede pública estadual de saúde.
O Centro de Hemodinâmica do Huse, em pouco mais de quatro meses, já realizou mais de mil procedimentos voltados às linhas de cuidado cardiovascular. A itabaianense Aparecida Matilde dos Santos, de 85 anos, foi mais uma paciente que precisou de um procedimento específico.
O coordenador da Hemodinâmica, Thiago Lopes, detalhou a gravidade da condição da paciente e o impacto da nova tecnologia. “A doença da válvula aórtica, a estenose aórtica, é muito grave. Leva a quadros de insuficiências cardíacas graves. A substituição da válvula é fundamental. Até bem pouco tempo atrás, o tratamento era exclusivamente cirúrgico, uma cirurgia de grande porte, que exige mais tempo de internação e recuperação”, afirmou.
Ele ressaltou que a técnica transcateter representa uma conquista tecnológica para o SUS. “Este é o primeiro procedimento realizado em hospital público no estado de Sergipe. Hoje, a maioria dos procedimentos é feita sem intubação, com anestesia local e sedação leve. O paciente pode ir para casa em 48 a 72 horas. Isso reduz custos e acelera a reabilitação”, explicou.
O serviço é gerenciado pela Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC), com amplo conhecimento técnico e de gestão em cardiologia, sendo referência no setor.
