Incêndios em estradas preocupam motoristas | F5 News - Sergipe Atualizado

Incêndios em estradas preocupam motoristas
Cotidiano 12/04/2012 09h35 |


 

Por Márcio Rocha

As rodovias que cortam Sergipe, nos seus mais de dois mil quilômetros de estradas estaduais e federais, expõem os motoristas a um risco constante de acidentes provocados por focos de incêndio. Em diversos pontos do estado, todo o dia acontece pelo menos um caso de incêndio, prejudicando a visibilidade dos condutores dos veículos em trânsito.

Segundo o caminhoneiro Josué Santos, a fumaça dos incêndios nas estradas provoca acidentes, principalmente com motociclistas, podendo gerar outros de maiores proporções.

“Quando estou na estrada e vejo aquela fumaceira tomando conta da pista, imediatamente reduzo a velocidade e presto maior atenção na pista. Nunca me envolvi em acidente provocado por fumaça, mas já vi vários motoqueiros caindo e batendo em outros carros por causa da pouca visibilidade. Em uma situação dessas é preciso cuidado, para não atropelar e matar alguém”, disse Josué.

De acordo com o capitão Carlos Alves, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CB), aconteceram mais de 300 casos de incêndios em estradas sergipanas. Os casos mais frequentes acontecem na região agreste do estado, onde o clima é mais propício para a formação do fogo.

“Foram muitos casos de incêndios em estradas, mais de 300, 330 ocorrências. Na região de Itabaiana e BR-101 norte acontecem casos frequentes. O clima é o principal fator de profusão do fogo, pois com a umidade do ar baixa e a alta temperatura, cria-se o mecanismo de ignição do fogo”.

O capitão destaca ações que devem ser tomadas em caso de incêndio nas pistas, para os condutores que estiverem em tráfego e orienta que comuniquem o mais rápido possível ao CB sobre a ocorrência.

“Nós trabalhamos constantemente para apagar esses incêndios em vegetação. É importante que a pessoa que perceber o problema ligue para o CIOSP, no número 190, para que recebamos a informação e possamos atender mais rápido as ocorrências. E, para o condutor, é importante ligar os faróis ao avistar a fumaça, para poder ficar visível, reduzir a velocidade e redobrar a atenção para evitar quaisquer transtornos”, recomendou.

Mais Notícias de Cotidiano
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/09/2025  19h00 INSS recebe pedidos de pensão especial e indenização a vítimas de Zika
Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil
Ascom
13/09/2025  18h00 Prefeitura de Aracaju credencia clínicas para reforçar programa Aju Animal
Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações
Freepik/ Ilustrativa
13/09/2025  16h00 Estilo de vida saudável pode prevenir declínio cognitivo em idosos
Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência
José Cruz/Agência Brasil
13/09/2025  15h00 MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Inscrições já estão abertas; confira editais
Reprodução/Freepik
13/09/2025  15h00 5 perguntas sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado