Infectologista sergipana esclarece dúvidas sobre remédios para verme
A ingestão de vermífugo deve ser realizada anualmente, segundo a especialista Cotidiano | Por F5 News 28/01/2024 15h00 |Nas redes sociais, diversos vídeos de pessoas relatando que ingeriram remédio para verme ganharam repercussão. Entre as queixas de saúde e estética mais frequentes nas publicações estavam o inchaço, sonolência, fadiga, dor de cabeça, cansaço, entre outras. Confira:
Em entrevista ao F5 News, a médica infectologista Mariela Cometki afirma que o uso de vermífugos e antiparasitários deve ser anual, mesmo sem qualquer exame cujo resultado seja positivo. “Essa medida se trata de uma prática para população que tem hábitos como o de tomar água fora de casa sem saber a procedência, se alimentar com alimentos crus que podem ser contaminantes, entre outras coisas. Uma grande fatia da população tem esses hábitos”, explica a especialista.
Quando algum tipo de verme é adquirido através dessas ingestões, geralmente causam sintomas variados, explica a médica, citando como exemplos dor abdominal e alterações de consistência das fezes. Além desses tipos de contaminação existem as ativas, como a esquistossomose. Nesse caso, Mariela Cometki indica que se evite nadar em lagoas de água parada.
Mesmo que o uso do medicamento seja anual, a especialista recomenda procurar uma avaliação médica, caso sejam apresentados sintomas e os exames parasitológicos indiquem contaminação. “Os sintomas podem estar associados a outras doenças mais sérias, por isso requerem um bom diagnóstico médico para entendimento e prescrição de medicação apropriada”, disse a infectologista ao F5 News.





