Internos do Presídio Militar realizaram prova do Enem para PPL
A prova foi realizada na própria unidade prisional, no Bairro Pereira Lobo Cotidiano 12/12/2023 17h13 |Nesta terça (12), internos do Presídio Militar do Estado de Sergipe (Presmil) participaram do 1º dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL/2023). A prova foi realizada na própria unidade prisional, no Bairro Pereira Lobo em Aracaju/SE.
É a primeira vez que essa modalidade de exame é aplicada no Presídio Militar. Fruto do esforço conjuntos entre a Chefia da PM/3, a Direção do Presmil e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -Inep.
O projeto piloto teve a advogada Débora Varjão como coordenadora de aplicação, a Major Iris como coordenadora pedagógica, o Sargento Valdo como chefe de sala e o Sargento Craveiro como aplicador da prova.
Para o Diretor do Presmil, Tenente-Coronel Walcyr, a participação dos internos em atividades escolares traz inúmeros benefícios como: disciplina, segurança, ressocialização, além da melhoria do comportamento.
A Major Iris, Mestra em Direitos Humanos e Chefe do Setor Pedagógico, destacou que o Exame além de abrir portas para o acesso ao nível superior, também permite que os internos tenham o direito de remição da pena pelo estudo.
Os materiais preparatórios foram provenientes de doações de voluntários do Instituto de Identificação, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa- DHPP, de uma escola particular da capital e da doação de um aluno do curso de medicina da Universidade Tiradentes.
Os internos também se preparam para a realização da prova por meio de palestras sobre o Enem e de revisão de véspera.
Fonte: Polícia Militar





