Justiça: pacientes com câncer farão cirurgias em menos de 30 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça: pacientes com câncer farão cirurgias em menos de 30 dias
Cotidiano 18/04/2012 15h07 |


Por Fernanda Araujo

O Tribunal de Justiça de Sergipe concedeu a liminar de Ação Civil Pública contra o Município de Aracaju, sob pedido da Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual, diante das denúncias de pacientes oncológicos, considerando a grave crise no serviço público de saúde local, referente a atrasos de cirurgias e falta de assistência aos pacientes com tumores benignos e malignos que esperam pelas cirurgias.

Segundo a promotora Euza Missano (foto), o Município não tem a regulação das cirurgias oncológicas, como o controle da agenda de cirurgias, dos procedimentos para encaminhar os pacientes e da quantidade de pacientes que necessitam de tratamento. “O paciente pelo Nuccar era encaminhado a um prestador do Município de Aracaju, que seria o Hospital Cirurgia, porque o Hospital Universitário não tem habilitação para a realização de cirurgias oncológicas. Quando o paciente chegava, era atendido pelo médico e o próprio fazia a agenda de cirurgias, de acordo com a fila existente, respeitando a situação de urgência e emergência”, explica Missano.

Este controle deveria ser mantido pelo Município e não pelo médico responsável. Por conta disso, o MPE entrou com ação pedindo que o Município de Aracaju criasse o curso para saber efetivamente quantos pacientes oncológicos estão à espera de cirurgias - a exemplo de pessoas com tumor de cabeça e pescoço, tumor de estômago, tumor de próstata - e, além disso,  quantos precisam receber o tratamento de tumores malignos e o tempo para o paciente ser operado.

“Na hora que mandava para o prestador, o paciente acabava ficando perdido no sistema, porque eles não tinham o controle de retorno desses pacientes e de saber se o paciente iria fazer a cirurgia em 30 ou 60 dias. Agora vai ter, porque vai encaminhar o paciente e toda a regulação vai ficar pelo Nuccar”.

A determinação do juiz Nelson Humberto Madeira é que, a partir de agora, todo o paciente com diagnóstico de câncer deverá ser cirurgiado com menos de 30 dias, regulado pelo Município de Aracaju, salvo casos de indicação médica contrária. O Município também deverá contratar outro prestador, além do Hospital Cirurgia. “Veja que isto é um outro avanço, estamos avançando cada vez mais, conquistando espaço para o paciente oncológico”, acredita a promotora.

O controle de fluxo de pacientes oncológicos deverá ser adotado no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento, o Município de Aracaju deverá pagar multa de dez mil reais por dia, para o Fundo de Direitos Difusos, conforme a Lei 7.347/85.

Mais Notícias de Cotidiano
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/09/2025  19h00 INSS recebe pedidos de pensão especial e indenização a vítimas de Zika
Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil
Ascom
13/09/2025  18h00 Prefeitura de Aracaju credencia clínicas para reforçar programa Aju Animal
Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações
Freepik/ Ilustrativa
13/09/2025  16h00 Estilo de vida saudável pode prevenir declínio cognitivo em idosos
Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência
José Cruz/Agência Brasil
13/09/2025  15h00 MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Inscrições já estão abertas; confira editais
Reprodução/Freepik
13/09/2025  15h00 5 perguntas sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
Excesso de informações e pressão diária causam ansiedade, irritabilidade e cansaço mental

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado