Lixo ainda é responsável por transtornos no centro
As equipes de limpeza atuam na área, mas população contribui com Cotidiano 02/10/2012 19h00 |Por Allana Andrade
Chupar uma bala e jogar o papel no chão, passar pelas ruas descartando sobras de alimentos, comprar itens e eliminar embalagens. Além de denotar falta de educação, ações como essas podem resultar em transtornos no dia-a-dia, principalmente quando chove. Os resíduos descartados incorretamente contribuem para o alagamento nas ruas, a partir do entupimento dos bueiros, e geram outros incômodos, a exemplo do mau cheiro exalado e da potencial transmissão de doenças.
No centro de Aracaju, é comum encontrar restos de alimentos e de material de construção, plásticos, cigarro, panfletos e móveis quebrados, entre outros resíduos. É um cenário tão comum que nem sempre chama a devida atenção, mas após um final de semana de fortes chuvas os transtornos crescem.
Roberto Gomes, chefe de operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), explica que a coleta de lixo é realizada diariamente na capital, no centro, por exemplo, os trabalhadores estão nas ruas das 8h às 23h. “A limpeza é de manhã e à noite, além dos mutirões de limpeza, os canais são limpos de três formas: manual, mecânica e com barragem”, disse.
Quando há restos de construção, animais mortos e a necessidade de remover móveis grandes que não podem ser recolhidos pelos caminhões tradicionais, é possível entrar em contato com a Emsurb. “Temos caixas distribuídas em pontos estratégicos de Aracaju. Se tratar-se de um material que não pode ser recolhido pelo serviço normal é só entrar em contato com o 0800 284 1300”, informa.


Sanção da Lei nº 15.212/2025 reafirma legado de Maria da Penha e defesa da vida feminina

Após desidratação severa e episódios de desmaio, parlamentar seguirá tratamento em casa

O objetivo é reduzir o descarte irregular nas ruas, canais e terrenos baldios

Alerta faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito

Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo