Mãe relembra perda do filho em acidente de trânsito e acende alerta por mais consciência nas vias | F5 News - Sergipe Atualizado

Maio amarelo
Mãe relembra perda do filho em acidente de trânsito e acende alerta por mais consciência nas vias
Sergipe teve mais de 500 acidentes de trânsito registrados até abril
Cotidiano | Por F5 News 03/05/2025 15h00 |


No mês de conscientização a acidentes de trânsito, o F5 News te convida a refletir sobre como está sendo a sua atitude nas vias pelas quais trafega, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista de veículos de pequeno, médio e grande porte.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/Se), em 2024 foram registrados no estado um total de 1689 acidentes, destes 1482 tiveram vítimas fatais. Até o final de abril deste ano outros 572 sinistros foram notificados. A maioria das vítimas não está aqui para contar a história.

Uma delas é Igor Santos Castro, filho da designer de interiores Ester Santana dos Santos. Para ela, ele era um ser humano maravilhoso com a família, prestativo a todos e aos amigos. 

“Filho amoroso. Parecíamos mais amigos que mãe e filho, respeito mútuo, amor incondicional”, afirma Ester.

Igor era engenheiro eletricista de uma usina no município de Nossa Senhora das Dores (SE). Segundo relato de Ester, era uma quinta-feira de plantão. Após encerrar o expediente, ele estava a retornar à sua casa em uma rodovia estadual quando um homem cruzou a via de um lado para o outro e colidiu na lateral traseira do carro em que Igor estava, fazendo-o capotar várias vezes a ponto do jovem ser jogado para fora do veículo. Igor morreu no local.

A designer de interiores relembra que estava em casa, trabalhando em suas costuras, quando teve um pressentimento. “Nesse dia tinha uma amiga dele aqui, ela sempre passava por aqui. De repente, umas 16h, meu coração acelerou os batimentos, levantei da máquina de costura e fui ao banheiro pintar o meu cabelo, e as pessoas não entenderam nada”, contou. Momentos depois, com a tinta ainda no cabelo, uma amiga da sobrinha chegou à casa perguntando como ela estava, atitude que causou estranhamento. “Ela nunca vai na minha casa. Não tiveram coragem de falar. Logo depois, chegou minha irmã. Aí entendi que tinha acontecido algo”, disse.

Foi nesse instante que veio a confirmação do que seu coração já pressentia. Ao ver a irmã em lágrimas, perguntou: “Foi Igor, o que aconteceu com ele?” A irmã, surpresa, apenas respondeu: “Você já sabe?” A mãe então ligou os sinais: o susto repentino, o impulso de pintar os cabelos — um gesto simbólico que o filho sempre sugeria quando via os primeiros fios brancos. “Ultimamente eu tinha sonhado muito com ele, com a trajetória que poderia ter tido. Nesse ponto, a espiritualidade vinha me fortalecendo, acho que me preparando para esse momento difícil”, relatou.

Ao ser perguntada sobre como é a vida sem o seu filho, Ester respondeu: “Mãe nunca está preparada  para essa separação. Sempre lembro dos momentos felizes, alegres, do quanto era um bom menino, das pérolas faladas com muita saudades”, conta.

Histórias como a de Igor se repetem pelo que a líder da Gerência de Gerência de  Sinistro de Trânsito (Gersitran) do Detran/SE, Glaukia Suiane Gomes Bezerra, analisa, de acordo com os dados, serem velocidade e embriaguez as duas maiores causas de acidentes, sendo os mais afetados motociclistas, pedestres e ciclistas, respectivamente. 

8 em cada 10 vítimas graves são homens na faixa etária de 18 a 50. Diante dessa realidade, é necessário haver prudência e respeito a nós mesmos e àqueles que trafegam ao nosso redor para que as vidas afetadas sejam cada vez menores.

“O condutor precisa estar atento às regras de trânsito, bem como tomar medidas simples, como por exemplo ter atenção, ser prudente, dirigir dentro da velocidade da via e evitar o uso de celular, entre outros. O Detran trabalha a conscientização no trânsito em várias ações no decorrer do ano, como por exemplo as Blitz Educativas”, afirma Glaukia.

Em uma mensagem de esperança àqueles que perderam, assim como ela, familiares em acidentes de trânsito, Ester deixa uma mensagem de esperança.

“A vida é passageira,temos que aproveitar com muito amor aqueles que fazem parte da nossa vida. É difícil, mas foi daquela forma que estava preparada, foi e é dessa forma  que me fortaleço para que ele seguisse para o plano espiritual ao caminho da luz. Eu sinto, sei que ele está bem, e num caminho iluminado  juntamente com aqueles da nossa família. Hoje ele é nosso anjo protetor, eu sinto. Muita oração sempre”, completa Ester Santana ao portal F5 News.

Edição de texto: Gabriel Ribeiro
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
13/09/2025  09h30 Bronzeamento natural: conheça riscos da exposição ao sol e cuidados
Juracy Feitosa/Ascom
13/09/2025  08h56 Construção de ponte que liga Piabeta e Albano Franco em Socorro é iniciada
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/09/2025  08h49 Mega-Sena: prêmio deste sábado está estimado em R$ 3,5 milhões
Wenderson Araujo/Trilux
13/09/2025  08h49 Sergipe colhe 1,19 milhão de toneladas de grãos e cresce 17,7% na safra 24/25
BPRv/Reprodução
13/09/2025  07h39 Colisão entre ônibus e moto deixa homem morto em Porto da Folha

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado