Manifestante desocupam prédio da Prefeitura de Aracaju após acordo com a gestão
A comissão de moradores aceitou as propostas apresentadas pela prefeitura, que formalizou em documento para dar continuidade as tratativas Cotidiano | Por F5 News 13/11/2025 07h26 |A Prefeitura de Aracaju avançou no diálogo com os moradores do Residencial Carlos Pinna e das ocupações Valdice Teles e Marielle Franco, no fim da tarde desta quarta-feira (12). Durante as negociações, os moradores aceitaram desocupar o Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos após o acerto de algumas reinvindicações com a administração municipal.
A reunião foi mediada pelas secretárias municipais do Respeito às Políticas para as Mulheres, Elaine Oliveira, e da Comunicação Social, Gleice Queiroz. Após diálogo, a comissão de moradores aceitou as propostas apresentadas pela Prefeitura de Aracaju, que formalizou em documento a continuidade das tratativas na próxima terça-feira (18).
Entre os pontos discutidos, a gestão garantiu dialogar com a comissão das comunidades sobre a situação das 59 famílias da ocupação Marielle Franco, além de tratar a não construção de garagens no Residencial Carlos Pinna. Também foi incluído na pauta o debate sobre o passe livre no transporte coletivo para mães atípicas, que será encaminhado ao Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).
Outra medida tratada diz respeito à ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúde da Família para atender as comunidades. Além disso, ficou acertado que, na próxima reunião, será discutido o reajuste do valor do auxílio-moradia, tema que a Prefeitura se comprometeu a reavaliar.
Invasão
Os moradores tinham ocupado o auditório da sede administrativa Prefeitura de Aracaju no início da noite da terça-feira (12), pedindo um encontro com a prefeita Emília Corrêa, para tratar de reivindicações. Enquanto as partes não entravam em acordo, os moradores ocuparam o local. Durante o protesto a Rua do Acre, que fica enfrente ao prédio, foi fechada pelos manifestantes.
