Manifestantes realizam ato em frente à Petrobras, em Aracaju
Ato reivindica indenização por exploração de petróleo e gás em Sergipe Cotidiano | Por F5 News 12/12/2023 10h30 - Atualizado em 12/12/2023 10h30 |Na manhã desta terça-feira (12), manifestantes realizaram um ato em frente à sede da Petrobrás, localizada na rua Acre, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. O objetivo é cobrar o cumprimento da legislação que determina a compensação financeira pela extração de petróleo e gás.
Ao todo, 49 comunidades ribeirinhas estão aguardando há 13 anos por essa compensação, alegam. Os manifestantes pedem um posicionamento da Petrobrás sobre quando o pagamento será feito.
Segundo Adilma Gomes, representante da Associação de Moradores da Farolândia e do Fórum de Comunidades Tradicionais e Quilombolas de Sergipe, a indenização será importante para essa população.
“É um direito que está na Lei. Estamos reivindicando o direito de ser compensados para mudar a história e também lutar por políticas públicas de melhorias para a nossa comunidade”, afirmou ao F5 News.
Adilma disse ainda que, ao longo desses anos, as comunidades tiveram contato com a Petrobrás e até mesmo uma reunião com o Ministério Público chegou a acontecer em 2017, no entanto, nada foi resolvido.
“Tentamos esse diálogo ao longo dos anos e esperamos uma atitude das autoridades. Mas todas as vezes em que eles vão dar uma posição é negativa. A gente não pode mais esperar”, garantiu Adilma.
F5 News tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Petrobras para buscar o posicionamento da estatal, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. O portal segue à disposição.





