Martinho da Vila recebe título de doutor honoris causa da UFS
A cerimônia foi realizada nessa quarta-feira (24), no Campus de São Cristóvão Cotidiano | Por Emerson Esteves 24/08/2023 09h03 |O cantor, compositor e pesquisador musical Martinho José Ferreira, o célebre Martinho da Vila, recebeu na noite dessa quarta-feira (23) o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em reconhecimento à contribuição do artista nas relações internacionais entre Brasil e África.
A cerimônia foi realizada no auditório da Didática 7, no Campus de São Cristóvão, durante a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco. Esse foi o terceiro título de doutor honoris causa recebido pelo artista de 85 anos, anteriormente ele há havia sido homenageado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Faculdade Zumbi dos Palmares.
Intelectuais, discentes, autoridades sergipanas e membros da Unesco lotaram o auditório. Emocionado, Martinho da Vila destacou o sentimento de receber o título e a homenagem pela UFS.
O título de doutor honoris causa é concedido a personalidades que se destacam pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, Ciências, Técnica, Artes e Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.O professor de Relações Internacionais da UFS e organizador do evento, Geraldo Campos, afirmou durante seu discurso o porquê da escolha de Martinho da Vila para receber a honraria.
"O título deve ser considerado como justo reconhecimento público por parte de nossa Universidade da força e singularidade da nossa trajetória desse grande artista, intelectual e diplomata afrodiáspórico brasileiro. O título honoris causa proposto pelo curso de Relações Internacionais tem o sentido de destacar os aportes de Martinho da Vila para o campo diplomático brasileiro. O encontro entre teoria e prática, afirmando como forma de homenagem sua profunda contribuição para interações entre povos e culturas, sobretudo os mais diversos povos negros", salientou Geraldo.
A programação dessa quarta na 1ª Conferência Internacional Arab Latinos da Unesco, além de entregue o título a Martinho, contou ainda com uma roda de conversa com o artista, apresentações culturais de Sergipe - com a presença dos bacamarteiros - e por fim, uma roda de samba. O evento será encerrado nesta quinta (24), confira a programação aqui.
[GALERIA][/GALERIA]
Fotos: Emerson Esteves





