MEC e Instituto Natura capacitam Municípios em SE para alfabetização
Cotidiano 24/05/2012 17h16 |Por Sílvio Oliveira
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Natura realizaram nesta quinta-feira (24), no Aracaju Praia Hotel, em Aracaju (SE), a segunda capacitação de gestores públicos das Secretarias Municipais de Educação que aderiram ao projeto da Rede de Ancoragem Trilhas.
O objetivo da capacitação é formar os gestores para atuar como multiplicadores nos seus municípios, a fim de que passem para os professores das respectivas redes de educação técnicas de utilização do material específico da Rede em sala de aula, com o intuito de melhorar a qualidade da leitura e da escrita de crianças de 4 a 6 anos de idade em processo de alfabetização.
Em Sergipe, 66 municípios foram convidados pelo MEC a participar do projeto e 53 aderir
am. Os gestores são capacitados por técnicos da Comunidade Educativa Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária) e Universidade Federal de Sergipe, com o apoio da União dos Dirigentes Municipais (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação, instituições essas que compõem a Rede de Ancoragem.Conforme Dedé Ladeira, formadora do Projeto Trilhas Natura, o importante é que o MEC transformou o Projeto em política pública, levando-o para todos os estados brasileiros, ou seja, segundo ela, ampliando a acessibilidade das crianças na boa prática da leitura, escrita e oralidade, com objetivo de inserir crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo do letramento.
“É uma forma de melhorar a qualidade do ensino, já que o projeto Trilhas está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e incentivo à leitura em sala de aula”, explica.
Kits de aprendizagem
Os Municípios que aderiram receberão kits contendo 20 livros de leitura, mais dez jogos educativos e livros contendo atividades para serem programadas pelos professores, além de material de apoio.
A coordenadora de Disciplinas do Cedac e facilitadora da capacitação, Maryjane Dias (foto principal), destaca que o projeto envolve capacitação continuada, primeiramente, dos gestores municipais. No segundo momento, esses gestores irão multiplicar as atividades para os professores e monitorar as ações. “Formarão crianças leitoras”, ressalta.
Evandro Rocha, técnico da secretaria de Educação de Ribeirópolis (SE) (foto ao lado), afirma que o projeto tem um objetivo singular, já que propõe às crianças um contato maior com a leitura.
De acordo com Rocha, o projeto é importante, já que no Brasil o índice de iletrados e pessoas que sabem ler, mas não sabem interpretar, é grande. “No nosso município, temos um índice satisfatório de alfabetizados por número de habitantes, mas o material servirá de ferramenta que ajuda na mudança de rotina e na metodologia da escola”, afirma.
Fotos: Sílvio Oliveira


Metro cúbico passou a custar, em média, R$ 0,43; condomínios destacam economia, segurança e valorização dos imóveis com o serviço canalizado

Bebê nasceu prematuro, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Maranhão

Parceria com o shopping mobilizou mais de 400 voluntários e garantiu 305 bolsas de sangue para abastecer a rede hospitalar estadual

Acidente ocorreu nesta segunda-feira (15) em Aracaju; motorista passou mal, mas não houve feridos e passageiros receberam outro transporte

Doença é causada pelo parasita Schistosoma mansoni e ocorre quando a pessoa entra em contato com água doce contaminada