Meteorologistas se reúnem em Sergipe
Cotidiano 22/05/2012 10h45 |Por Márcio Rocha
Profissionais da área de meteorologia de três estados que compõem a parte leste da região nordeste se reuniram em Aracaju para participar da VI reunião de análise climática do setor na região. Trinta profissionais participaram do evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em Aracaju.
Os debates foram sobre as melhorias na previsão de chuvas e análise climática da região, com base no estudo dos sintomas que indicam modificações no clima e precipitação de chuvas nos estado participantes. O trabalho dos profissionais inclui o desenvolvimento de um relatório contendo a compilação dos estudos sobre as reações do clima na região.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, presidiu os trabalhos e destacou a importância da reunião como um mecanismo que ajuda a compreender a questão dos períodos de chuvas e estiagem nos estados. Os trabalhos ajudam a desenvolver o sistema de agricultura, pois detalham o clima para os períodos de plantio. Genival também destacou que as previsões de catástrofes provocadas pelo clima são mais precisas, devido à melhoria nos sistemas de identificação dos problemas de enchentes, alagamentos e interligando os trabalhos com a Defesa Civil, organismo que atende de forma imediata às solicitações da Semarh, quando detectam os problemas.
Para o meteorologista Overland Amaral, a reunião é um meio eficaz de se trabalhar em equipe para conhecer os sistemas climáticos que influenciam nas mudanças do clima. Overland destacou que o período de seca foi prolongado, por volta de oito meses, e que as chuvas deverão se estender até o início de agosto. Para Overland, os setores que dependem diretamente do clima poderão estar melhor preparados para as modificações.
Imagem: Bruna Guimarães


Doença é causada pelo parasita Schistosoma mansoni e ocorre quando a pessoa entra em contato com água doce contaminada

Ponto denunciado pela população será autuado por operar sem licença e pelas infrações ambientais

Prisão foi realizada no bairro Eduardo Gomes

Edital de seleção e credenciamento de consultoria especializada ad hoc para análise técnico-científica tem validade de 24 meses

Confira os números alternativos. Falha técnica foi identificada na operadora Oi