Morre Ivan Valença, pioneiro do jornalismo sergipano, aos 81 anos
Ele tinha quase sete décadas de dedicação à imprensa e ao cinema Cotidiano | Por F5News 21/04/2025 20h25 - Atualizado em 21/04/2025 22h03 |Sergipe se despede do jornalista Ivan Valença, um dos pioneiros da comunicação sergipana, que faleceu nesta segunda-feira (21) em Aracaju aos 81 anos. A informação foi confirmada pela família.
Dono de uma trajetória marcante, Ivan tinha quase sete décadas de dedicação à imprensa e ao cinema.
Ele estava internado há cerca de dois meses em um hospital na capital sergipana e faleceu em decorrência de uma insuficiência respiratória.
O velório de Ivan acontece nesta terça-feira (22), a partir das 7h, em um velatório, na Rua Itaporanga, no centro de Aracaju. Já o sepultamento está marcado para às 11h, no Cemitério da Cruz Vermelha.
O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindjor) manifestou pesar pela morte de Ivan, a quem definiu como "Indiscutível referência".
"Com o coração repleto de gratidão e saudades, emitimos os mais sinceros e fraternos votos de pesar aos familiares e amigos. Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana", disse.
Jornalismo com Pimenta
Natural de Aracaju, Ivan iniciou sua trajetória jornalística aos 13 anos, escrevendo críticas de cinema para o Sergipe Jornal. Aos 14, profissionalizou-se na Gazeta de Sergipe, onde atuou como repórter nas editorias de polícia, cidades, cultura e, principalmente, política, área pela qual sempre demonstrou grande interesse.
Em 1971, ao lado do publicitário Nazário Pimentel, fundou o Jornal da Cidade, inicialmente um tabloide semanal que, posteriormente, tornou-se diário e consolidou-se como um dos principais veículos de comunicação de Sergipe.
Com a chegada da internet, foi pioneiro ao idealizar um portal de notícias no provedor Infonet, onde manteve colunas e editoriais.
Além do jornalismo, Ivan foi Secretário de Cultura de Sergipe durante a gestão de Albano Franco e dirigiu a Imprensa Oficial do Estado no final dos anos 1970.
Apaixonado por cinema desde a infância, Ivan tornou-se um dos principais críticos cinematográficos do estado. Nos anos 1970, participou do Festival de Cannes como jornalista internacional, entrevistando cineastas renomados como François Truffaut.
Em 1981, criou o primeiro videoclube de Aracaju, que evoluiu para a locadora Super Vídeo, referência para cinéfilos locais. Seu acervo pessoal chegou a reunir mais de 60 mil filmes catalogados.
Conhecido por seu "jornalismo com pimenta", Ivan não hesitava em abordar temas polêmicos e provocar debates. Assinou uma coluna social sob o pseudônimo "Leilinha Leite", surpreendendo até mesmo colegas de redação. Seu estilo direto e provocativo tornou-se uma de suas marcas registradas.
Em 2022, aos 78 anos, Ivan foi internado devido a complicações da COVID-19, mas se recuperou bem.
*Com informações da Infonet e Contexto





